Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Sucesso do Seminário promovido pela Rede ColaborAção Tocantins (RTC) realça a importância da colaboração para fortalecimento da Educação Municipal no contexto da Pandemia

Todas as notícias Categorias

01/03/2021 Undime TO

Sucesso do Seminário promovido pela Rede ColaborAção Tocantins (RTC) realça a importância da colaboração para fortalecimento da Educação Municipal no contexto da Pandemia

 

O que é a  Rede ColaborAção Tocantins?

A Rede ColaborAção Tocantins (RCT) tem desenvolvido um trabalho de destaque à educação municipal do Tocantins desde agosto de 2020 com o projeto Gestão da Crise Educacional ocasionada pela Covid-19, cujo objetivo principal é apoiar as redes e os sistemas municipais de educação/ensino do Estado do Tocantins no enfrentamento da crise educacional derivada da pandemia da Covid-19.

A RCT é composta pela União dos Dirigentes Municipais de Educação – seccional Tocantins (Undime-Tocantins), UFT – PROEX, núcleos e grupos de pesquisa, MPE-TO, TCE-TO e ATM. Tais instituições disponibilizaram um grupo seleto de mestres, doutores, pós-doutores e especialistas em educação municipal, pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal e Observatório de Sistemas e Planos de Educação (GepeEM/ObSPE/UFT); do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude do Ministério Público do Tocantins (Caopije/MPETO); Dirigentes Municipais de Educação (DME) e professores da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino do Tocantins.

O Seminário de Abertura consolida a importância da RCT para a Educação do Tocantins

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, a RCT, com o apoio da Undime-TO, realizou o Seminário Educação Municipal do Tocantins no Contexto da Pandemia: implicações e perspectivas,  voltado para a discussão de pautas adequadas às necessidades das redes e sistemas municipais de ensino/educação: “Autonomia e garantia do direito à educação e à saúde no contexto da pandemia nos Municípios: desafios e possibilidades” e “Função social da escola e reorganização curricular em tempos de retomada das atividades escolares”. (acesse os links)

Sucesso de debate e de público, o evento reuniu no primeiro dia 4.520 dirigentes municipais de ensino/educação e profissionais da educação de todo o Estado e, no segundo dia, 3.438, através do canal da Undime Tocantins no Youtube, que já soma mais de 27 mil visualizações.

O Seminário contou com o renomado Prof. Dr. Carlos Jamil Cury, da Universidade Federal de Minas Gerais, Prof. Dr. Paulino José Orso, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná,  Prof. Dr. Roberto de Carvalho e  Prof. Dr. José Carlos Freire, ambos da Universidade Federal do Tocantins, bem como, os dirigentes Municipais do município de Guaraí, Sebastião Mendes e de Ponte Alta do Tocantins, Jemima Gertrudes Barreira Cavalcante.

A programação contou ainda com a participação da Deputada Federal Professora Dorinha e da Senadora Kátia Abreu, responsáveis pelo financiamento da ação, juntamente com o Deputado Federal Célio Moura.

O coordenador da RCT, professor Leonardo Victor dos Santos, afirmou que “o sucesso dos trabalhos da Rede se sustenta no regime de colaboração público-público estabelecido entre a Undime, Dirigentes Municipais de Educação, UFT, ATM, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado do Tocantins e que a RCT já tem dois projetos em construção para as redes e sistemas municipais: um projeto de alfabetização, com o objetivo de cumprir a meta 5 do Plano Nacional de Educação e as metas 1 e 2 do Plano Estadual de Educação; e um de institucionalização de sistemas municipais de ensino/educação, uma vez que, aproximadamente, 60 municípios ainda se organizam em rede, integrando o sistema estadual, o que compromete a sua autonomia no planejamento e implementação de suas políticas públicas educacionais.

Ascom Undime


Parceria institucional