Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > V Fórum Extraordinário da Undime

Todas as notícias Categorias

20/04/2018 Undime TO

V Fórum Extraordinário da Undime

 

V Fórum Extraordinário da Undime, com tema “Conjuntura atual da educação municipal: desafios e possibilidades”, aconteceu nos dias 18 e 19 de abril.

Realizado pela Undime Tocantins, o V Fórum teve início da noite do dia 18 de abril. Sua finalidade foi ampliar as discussões acerca da educação e cooperar para a efetivação das políticas públicas educacionais designado à rede municipal de ensino.

evento foi prestigiado por diversas autoridades, entre eles prefeitos, vereadores e dirigentes municipais ou seus respectivos representantes no ato.

As atividades foram abertas com uma exposição comandada pelo diretor de gestão, articulação e projetos educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Leonardo Damy. O FNDE, vinculado ao governo federal, é responsável por colocar em prática políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC), sendo parceiro dos 26 estados, 5.565 municípios e Distrito Federal. O Fundo visa proporcionar melhorias e garantir um ensino de qualidade para todos, em especial a educação básica da rede pública.

Após as exposições, o primeiro dia do evento foi finalizado, tendo sequência no dia seguinte. Ao longo do segundo dia, o FNDE disponibilizou aos participantes do Fórum atendimento institucional sobre prestação de contas, obras e o PAR – Plano de Ação Articulada, cujo intuito é focado no planejamento plurianual das políticas de educação, em que os entes subnacionais elaboram um plano de, trabalho afim de desenvolver ações que contribuam para a ampliação da oferta, permanência e melhoria das condições escolares e, consequentemente, para o aperfeiçoamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das redes públicas de ensino.

Dando sequência, os presentes puderam prestigiar uma apresentação cultural da Orquestra de corda da Escola de Tempo Integral Monsenhor Pedro, sob regência do professor Dionisson. Retornando às palestras, Ionei Vilar e Bruno Schiffler demonstraram a importância de estar em dia com a prestação de contas e resolução de pendências relacionadas à educação. Após o intervalo, foi formada uma mesa composta por avaliadores do MEC/SASE/UNDIME/COSNED para debater sobre o processo de elaboração do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR), onde os mesmos sanaram dúvidas dos representantes municipais.

Na parte da tarde, o fundador e orientador de conteúdos da Inteligência Relacional, José Roberto, apresentou os fundamentos da Educação Emocional e Social julgados por ele essenciais entre as competências gerais que constituem a Base Nacional Comum Curricular, falou sobre a Cultura da Paz e como somos acometidos pela ansiedade, raiva e insegurança no dia a dia.

Seguidamente, a professora Joana Neres, coordenadora do Fórum Estadual de Educação do Tocantins propôs algumas orientações sobre a CONAE – Conferência Nacional de Educação, espaço aberto pelo poder público para que todos possam participar do desenvolvimento da ensino nacional desde de Infantil à Pós Graduação, sendo realizada em diferentes espaços institucionais onde estudantes, pais, educadores, gestores e agentes têm a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira.

Finalizando o V Fórum Extraordinário, Jardilene Gualberto e Rita Labanca, coordenadoras estaduais da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e Ensino Médio, respetivamente, demonstraram como deve ser construído o Currículo conforme a estruturação da BNCC.

Os matérias expostos nas palestras podem ser acessados através do link: https://to.undime.org.br/documentos

Fotos do evento: https://to.undime.org.br/album/364

 

 


Parceria institucional