Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > Conviva Educação é tema de audiência na Câmara dos Deputados

Todas as notícias Categorias

04/07/2018 Undime TO

Conviva Educação é tema de audiência na Câmara dos Deputados

Em audiência pública realizada na manhã da terça-feira (3), na Câmara dos Deputados, o Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/ CE e Presidente da Undime, Alessio Costa Lima, destacou a importância da Plataforma Conviva Educação para o fortalecimento e qualificação da gestão da educação nos municípios brasileiros. Requerido pela Deputada Professora Dorinha Seabra (DEM-TO), o encontro teve como objetivo a apresentação e debate sobre a Plataforma como instrumento de aprimoramento da gestão da educação pública.

Além do presidente da Undime, estiveram entre os convidados a coordenadora do Projeto Conviva Educação, Anita Gea Stefani e os gestores municipais de Lagoinha/ PI, Franklis Leal, e de Maurilândia do Tocantins/ TO, Leda Maria Brandão, que apresentaram os benefícios do uso do Conviva em seus municípios. Selecionados em 2017, na 3º Ação de Reconhecimento do Conviva Educação, os dirigentes apontaram a melhoria dos processos alcançados com o uso da plataforma, como a elaboração de cardápio, rotas do transporte escolar, banco de dados dos alunos da rede e a criação de biblioteca para armazenar com segurança os documentos da secretaria.

Resgatando a história da iniciativa, professor Alessio lembrou que o sistema surgiu como forma de atender demandas institucionais da própria entidade, como é o caso da meta de assegurar uma gestão democrática do ensino público no país, sobretudo no âmbito municipal, pautadas na transparência, ética e participação. Criado em 2013, sob a chancela institucional da Undime, o Conviva é uma plataforma gratuita, que fornece conteúdos e informações voltadas ao gerenciamento dos dados e informações usadas por dirigentes e equipes técnicas de secretarias municipais de educação.

Diante da carência de quadros técnicos especializados nos municípios de menor porte, a Plataforma foi instituída com a proposta de contribuir e superar dificuldades locais, para permitir uma visão sistêmica da educação, tendo como base o diálogo e a articulação na implementação de políticas educacionais.

“Desde que foi criado, o Conviva ainda tem auxiliado no alcance de outro objetivo institucional da Undime, que é propor mecanismos de organização, incentivando a formação de dirigentes municipais no desempenho de suas funções”, elencou.

Perspectiva futura

Atualmente mantido por meio de parceria com 12 institutos e fundações, na opinião do dirigente da Undime, um dos desafios futuros do sistema será manter a continuidade de crescimento, fazendo com que municípios incorporem a cultura de uso da plataforma nas rotinas de gestão e a disseminação das boas práticas em diferentes gestões, nos 5.568 municípios do Brasil.

“Uma articulação com o Ministério da Educação seria benéfica, mas chamo a atenção sobre a necessidade de que não se perca a identidade, a finalidade e o foco do Conviva, que é fortalecer a educação municipal. O Conviva não veio para dar visibilidade a determinados indicadores, então jamais poderá ser visto como um instrumento de controle, burocrático, administrativo ou de uso obrigatório”, afirmou.

Em 2017, o Conviva Educação registrou 213 mil acessos e 6 milhões de visualizações de materiais focados em diferentes áreas da gestão. Este ano, a plataforma já contabiliza 4.900 municípios cadastrados, destes 2.411 com uso frequente.

Conviva Educação

São parceiros do Conviva Educação: Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Roberto Marinho, Fundação SM, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Victor Civita, Instituto C&A, Instituto Natura, Itaú BBA, Instituto Humanize e Movimento Todos Pela Educaçãoe. O Sistema ainda tem como apoiadores o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).

 

 

Matéria original: Undime Nacional

 


Parceria institucional