Você está aqui: Página Inicial > Fique Atento > Curso Alfabetização Baseada na Ciência abre mais 40 mil vagas para alfabetizadores

Todas as notícias Categorias

05/01/2021 Undime TO

Curso Alfabetização Baseada na Ciência abre mais 40 mil vagas para alfabetizadores

Capacitação gratuita agora tem 80 mil vagas para profissionais da educação, que atuam na alfabetização de crianças, e estudantes de licenciaturas

Devido à grande procura, o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) decidiram abrir na quinta-feira, 24 de dezembro, mais 40 mil vagas no curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), dobrando a oferta. A capacitação é gratuita e destinada a profissionais da educação, que atuam na alfabetização de crianças, e estudantes de licenciaturas.

As 40 mil vagas iniciais, abertas no dia 8 de dezembro, foram preenchidas em 10 dias. Com carga horária de 160 horas, o curso terá início em 11 de janeiro de 2021. As aulas serão realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec), por meio de vídeos, materiais de leitura e tarefas de estudo, concebidos de acordo com os princípios da gamificação e dos recursos abertos.

“O objetivo é melhorar a qualidade da alfabetização das nossas crianças, um compromisso do governo brasileiro. Para isso, é preciso preparar e valorizar os nossos professores”, explica Benedito Aguiar, presidente da Capes. “Com esta ação de formação continuada, o MEC renova seu compromisso com a valorização dos profissionais da área da alfabetização, oferecendo à Educação brasileira um curso de alta qualidade, com padrão internacional”, acrescenta Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do MEC.

A produção do curso, que é parte do programa de alfabetização escolar Tempo de Aprender, resulta da cooperação internacional entre a Capes, a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC, a Universidade do Porto (UP), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).

A parceria prevê, além da formação a distância, levar professores alfabetizadores a Portugal em 2021 e 2022. As inscrições podem ser feitas no seguinte endereço: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/sealf/curso/12361/informacoes. Mais informações: alfabetizacao.mec.gov.br.

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/curso-abc-abre-mais-40-mil-vagas-para-alfabetizadores 


Parceria institucional