Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-TO realiza o VIII Seminário de Educação Infantil

Todas as notícias Categorias

10/11/2021 Undime TO

Undime-TO realiza o VIII Seminário de Educação Infantil

O VIII Seminário de Educação Infantil, idealizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Tocantins (Undime-TO), ocorreu nesta terça e quarta-feira, 09 e 10, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e trouxe discussões sobre: “Educação Infantil – Tecendo Contextos e Práticas nos dias atuais”.

O seminário acontece anualmente, com o objetivo de demonstrar que a teoria é fundamental para a prática docente, pois oferece embasamento e direciona o fazer pedagógico em sala de aula. O evento que contou com a participação de dirigentes municipais de educação, coordenadores pedagógicos, professores, e demais profissionais responsáveis pela Educação Infantil do Tocantins, aconteceu de forma presencial limitado a 280 participantes presencialmente e de forma online, transmitido pelo canal da Undime-TO no Youtube.

Participaram da abertura do evento, a presidente da Undime-TO e Dirigente Municipal de Piraquê, Francinete Ribeiro, o Secretário Executivo da ATM, Jailton Bezerra, o Diretor Geral de Contole Externo do Tribunal de Contas de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), Wemerson Rodrigues, a Superintendente de Educação Básica da Secretaria de Educação do Tocantins (Seduc-TO), Markes Cristiana de Oliveira dos Santos, participaram ainda, o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e coordenador do projeto Cecampe Norte, Afonso Welliton de Sousa e a Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Norte do Tocantins e Coordenadora do Cecamoe Norte, Rejane Cleide Medeiros.

Em seu discurso a presidente da Undime-TO e Dirigente Municipal de Piraquê, Francinete Ribeiro, destacou a motivação da instituição em promover qualificações aos profissionais da educação e agradeceu a colaboração dos parceiros em prol do desenvolvimento da educação municipal. “Trazer eventos de formação continuada para os profissionais da educação infantil é de suma importância neste momento, pois irá contribuir com a prática pedagógica de cada profissional participante que irão multiplicar o conhecimento para a rede de ensino do seu município, a Undime agradece todos os parceiros que contribuem para a realização destas formações e que muito contribuem com a educação do nosso estado”, concluiu a presidente.

Programação

A programação do evento contou com palestras voltadas para a prática e contextos necessários para o aprimoramento da educação infantil nos dias atuais. A Profª. Esp. Judite Elizabeth de Freitas Dall Agnol, abriu as palestras do primeiro dia do VIII Seminário de Educação Infantil, onde abordou sobre o acolhimento, as interações e as relações sócio afetivas na educação infantil. A Profª. M.Sc. Maíra Braga Adorno Dourado, de Goiânia, falou sobre os desafios entre a teoria e a prática na educação infantil.

Outra discussão abordada durante o seminário, foi a necessidade do livro didádico para educação infantil, levantada pela professora e articuladora do Fórum Permanente de Educação Infantil do Tocantins (FEITO), Fabiana Aparecida Gomes.

O segundo e último dia do VIII Seminário de Educação, foi palco para o vasto conhecimento das palestrantes, a Profª, Drª. em Educação da cidade de Natal-RN, Andréa Carla Pereira Campos, que falou sobre a observação e intervenção na avaliação da educação infantil, e a Profª. M.sc. Evelyn da Silva Santos, que finalizou o encontro abordando a organização curricular da educação infantil.

Relato dos municípios

Foi destaque do evento o momento de relato do planejamento e experiências dos municípios na educação infantil. Deram suas contribuições, a Supervisor a Pedagógica da Semed de Araguaína, Lucileda Vieira Sobrinho, a Dirigente Municipal de Educação de Gurupi, Amanda Pereira Costa. Relataram também suas experiências a Diretora e Coordenadora do CMEI Aquarela de Aparecida do Rio Negro, Célia Barbosa e Magnalva Bezerra. Silmar Lucas Machado, Diretora de CMEI, e Elainia Evangelista de Melo, supervisora de CMEI, ambas do município de Palmeirópolis relataram sobre seus planejamentos e vivências.


Parceria institucional