Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime promove encontro formativo dos programas e ações da educação básica do Ministério da Educação (MEC)

Todas as notícias Categorias

13/06/2022 Undime TO

Undime promove encontro formativo dos programas e ações da educação básica do Ministério da Educação (MEC)



Na manhã desta segunda-feira, 13, aconteceu a abertura do encontro formativo dos programas e ações da educação básica do Ministério da Educação (MEC), promovido pela União de Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (UNDIME/TO), no Auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), tendo como público alvo Dirigentes e Técnicos Municipais de Educação de todo o Estado.

O encontro formativo realizado pela Undime Tocantins tem o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do FNDE, tendo o objetivo orientar e capacitar as equipes municipais no desenvolvimento dos programas educacionais do ministério da educação, tendo em vista fortalecimento da gestão educacional.

A abertura do encontro contou com a participação da Diretora de Educação da Secretaria de Educação do Tocantins (Seduc), Maria Celestina, no ato representando o Secretário Estadual de Educação, Fábio Vaz, a Diretora de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica (DARE), da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Ana Caroline Calazans Vilasboas, representando o Secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo. Participaram também da mesa da abertura o Secretário Executivo da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jailton Bezerra, a Coordenadora do Ensino Fundamental da SEB/MEC, Denise Regina Maria Dias e Fabrício Storani de Oliveira, Diretor de Modalidades Especializadas de Educação da Semesp/MEC.

A presidente da Undime Tocantins, Francinete Ribeiro, durante sua fala agradeceu a presença de todos, o apoio dos parceiros da entidade e enfatizou a importância das formações realizadas pela entidade. “Nós enquanto Undime, entendemos a importância desses momentos de formação, ainda mais após dois anos de pandemia, dois anos em que a escola e a criança ficaram distante fisicamente, entendemos a importância de capacitar os dirigentes e os técnicos para a execução desses projetos e valorizar a educação de qualidade. Isso é contribuir para uma melhor educação em nosso Estado”, enfatizou a presidente.


A Diretora de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica (DARE), da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Ana Caroline Calazans Vilasboas, que representa o Secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, destacou o trabalho da Undime. “É uma satisfação podermos estar aqui, articulado pela Undime, ministrando sobre os programas e ações da educação básica e assim poder colaborar com a efetividade do trabalho realizado pela educação municipal do Tocantins”, disse Ana Caroline.

A Diretora de Educação da Secretaria de Educação do Tocantins (Seduc), Maria Celestina, agradeceu a parceria da Undime. “Nós da Secretaria da Educação estamos sempre em parceria com a Undime, trabalhando juntos pela qualidade da educação do nosso estado, contem com a equipe da Seduc”, disse Maria Celestina.

A abertura do encontro contou com palestras sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola, PDDE Interativo e Diagnóstico escolar, durante o dia será discutido também, sobre a Sala de Gestão e Governança, Sistema Presença e Sistema de Alerta Preventivo, Programa Inovação Educação Conectada (PIEC) e Conectividade nas escolas. A programação que continuam nos dias 14 e 15, contará com mais palestras sobre programas do MEC e com visitas técnicas em escolas municipais de Palmas.


Parceria institucional