Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Ampliação da participação feminina na gestão e na política foram pontos defendidos por autoridades na abertura do I Encontro de Mulheres Municipalistas.

Todas as notícias Categorias

19/08/2021 Undime TO

Ampliação da participação feminina na gestão e na política foram pontos defendidos por autoridades na abertura do I Encontro de Mulheres Municipalistas.

Na noite desta terça-feira, 17, ocorreu a abertura do I Encontro de Mulheres Municipalistas do Tocantins, evento organizado pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM), direcionado as prefeitas, vice-prefeitas, primeiras-damas e secretárias Municipais de Assistência Social. A ampliação da participação feminina na gestão e na política foram pontos defendidos por autoridades durante os discursos de abertura do evento.

Essa é a primeira vez que a entidade municipalista executa um evento exclusivamente direcionado às mulheres que atuam na gestão dos Municípios. O intuito da ATM foi engajar mulheres para que sejam agentes efetivas na defesa dos Municípios e suas populações, além de capacitá-las sobre temas como Comunicação Social, Liderança, Protocolos Municipais, entre outros. Palestras motivacionais também integram a programação do evento, que se estendeu até esta quarta-feira, 18.

A presidente da UNDIME/TO, secretária Municipal de Educação de Piraquê, Francinete Ribeiro, participou efetivamente do encontro e parabenizou a iniciativa. “A ATM está de parabéns por este evento maravilhoso, todas nós mulheres, estamos nos sentindo mais especiais e felizes. A participação da mulher na gestão pública é excencial e de muita importância no dia a dia da administração pública, contribuimos com feminilidade e amor à gestão. É enriquecedor eventos como este, que motivam e capacitam às mulheres municipalistas”, destacou a representante dos Dirigentes Municipais de Educação.

Sororidade – O sentimento de solidariedade e empatia entre as mulheres foi defendido pela prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro. “É muito importante que nós possamos ajudar e fortalecer umas as outras, ter sororidade umas com as outras. Num universo de 5.570 municípios, temos 651 mulheres no comando das gestões locais, uma conquista para nós. Ressalto que na gestão da capital, várias pastas como Trânsito e Mobilidade Urbana, Segurança, Educação, Controle Interno são gerenciadas e lideradas por mulheres”, destacou a prefeita da capital, ao parabenizar a ATM pela inovação e ousadia na realização do Encontro.

Representando o Governo do Estado, o vice-governador Wanderlei Barbosa, enalteceu a “sensibilidade da ATM em construir esse sentimento de Municipalismo entre as mulheres, fortalecendo o debate pela igualdade”, disse o vice-governador. Por sua vez, a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional TO, Janay Garcia, falou da importância de estarmos retornando os eventos presenciais, e lembrou da campanha feminina que vigora neste mês. “Lembro todas vocês que estamos no Agosto Lilás, e precisamos emponderar mais mulheres para as diversas causas, inclusive a municipalista”.

Senado Federal – Os senadores Eduardo Gomes e Kátia Abreu também deixaram suas mensagens as participantes. “Nós já aprovamos todas as leis para que possamos dar maior espaço às mulheres na política. Hoje temos projetos em tramitação que buscam ampliar o número de cadeiras no Congresso Nacional. Mais avançamos muito, inclusive sou a primeira senadora a presidir a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, em quase duzentos anos de Senado Federal”, disse Kátia Abreu. Já o senador Eduardo Gomes, frisou a presença feminina em áreas fundamentais do bem estar coletivo. ”A força que vem da mulher na discussão da política municipalista e o seu olhar para a saúde, educação, área social, principalmente recentemente com as grandes gestoras do estado do Tocantins, são fundamentais para desenvolvermos os nossos Municípios”, disse o parlamentar.

Palestra Magna – Uma das fundadoras do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), a senhora Tânia Ziulkoski, promoveu a palestra magna do evento. “Precisamos fortalecer a participação e presença da Mulher no Municipalismo, de forma forte, inclusiva e plural, tanto na gestão dos Municípios quanto na elaboração de políticas públicas”, pontuou a palestrante. O MMM foi fundado em 2017, durante a XX Marcha em Defesa dos Municípios, e tem como meta principal unir prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e secretárias municipais na luta pela pauta municipalista e pela maior inserção das mulheres na política e no poder. Tânia convidou as participantes a aderirem ao movimento, cuja a cadeira do Tocantins é ocupada pela prefeita de Xambioá, Patrícia Evelin.

Presidente da ATM – O presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges, reafirmou em seu discurso que a entidade municipalista abraça a causa feminina. “Precisamos que as mulheres entrem nas trincheiras da luta do Municipalismo, e que de mãos dadas fortaleceremos juntos os Municípios. Nosso intuito é que este evento vire tradição entre os encontros de mulheres no Tocantins. Por fim, quero dizer a todas vocês que juntas, vocês são imbatíveis”, disse o presidente da ATM, ao agradecer a participação e presença das mulheres e autoridades no encontro.

Agradecimento – A prefeita de Caseara, Ildislene Santana, teceu agradecimentos à ATM pelo evento exclusivo às mulheres. “Nós (mulheres) nos sentimos honradas pelo excelente evento voltado ao incentivo e reconhecimento às mulheres municipalistas. Estamos cheias de expectativas. Gratidão a todos que abrilhantaram nosso evento”.

Participaram – Representado o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Antônio Andrade, sua esposa, a senhora Virgínia Andrade. Participaram ainda a deputada Estadual, Vanda Monteiro, a presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, Janad Valcari, a vereadora Laudeci Coimbra e os prefeitos Divino Morais (Sucupira), Enoque Portílio (Nova Rosalândia), Franciel de Brito (Babaçulândia) e Radilson Pereira (Sandolândia),

 

 

(FONTE:ASCOM/ATM)

 


Parceria institucional