Você está aqui: Página Inicial > Notícia > REDE COLABORAÇÃO TOCANTINS REALIZA SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DO PROJETO EDUCATO NO CUICA - UFT

Todas as notícias Categorias

22/06/2023 Undime TO

REDE COLABORAÇÃO TOCANTINS REALIZA SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DO PROJETO EDUCATO NO CUICA - UFT

A Rede Colaboração Tocantins - RCT, realiza o Seminário de Encerramento do Projeto EducaTO, no período de 21 a 23/06/2023, na Universidade Federal do Tocantins, UFT, no auditório CUICA.

A Rede Colaboração Tocantins – RCT em parceria com a Universidade Federal do Tocantins – UFT, União dos Dirigentes Municipais do Estado do Tocantins – UNDIME, Ministério Público do Tocantins, Secretaria de Educação do Tocantins – SEDUC, Associação Tocantinense de Municípios – ATM e Ministério da Educação, tendo como base a Formação, Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação do Processo de Gestão e Prática Pedagógica através do Projeto EducaTO, inicia hoje a realização do IV Encontro presencial - Módulo V: Conhecimentos escolares, práticas avaliativas e metodologias apropriadas para o fortalecimento das aprendizagens.

O EducaTO consiste num Projeto de Formação Continuada voltado para a Formação Pedagógica de 450 supervisores e orientadores de estudo, responsáveis pela capacitação de 7.549 professores e coordenadores pedagógicos de 112 municípios do Tocantins que atuam em 755 escolas que ofertam desde a pré-escola aos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), incluindo-se as turmas multisseriadas da educação do campo, indígena e quilombola, bem como na gestão pedagógica de unidades escolares das redes e sistemas municipais de educação do Tocantins.

A abertura do Seminário de Encerramento do EducaTO aconteceu na noite desta quarta-feira, 21, na UFT, o momento contou com apresentação cultural, mesa de consolidação atividades de formação, acompanhamento, monitoramento, e avaliação do Projeto EducaTO e entrega solene de certificados aos cursistas do Projeto EducaTO.

Participaram da mesa de honra o Prof. Ddo. Leonardo Victor dos Santos, Coordenador Geral da  RCT, a Profª. Mda. Elaine Aires Nunes, Coordenadora do Projeto EducaTO, o Profº Drº José Carlos Freire representando a Pro-reitora de Extensão da UFT, Professora Maria Santana, Benedicto de Oliveira Guedes Neto, Promotor de Justiça, representando Procurador-Geral de Justiça, Luciano Cesar Casaroti, a Profª. Jucylene Maria de  Castro Santos Borba Dias - representando a Senadora Profª Dorinha.

A Dirigente Municipal de Educação de Xambioá, membro da Diretoria da UNDIME Tocantins, Ana Lúcia Fernandes Moura, representou a presidente da instituição, Francinete Ribeiro. Esteve presente também a Profª Mestre Mônica Silva Representante do MEC - Coordenadora de Alfabetização, na Coordenação-Geral de Alfabetização, do Ministério da Educação (MEC).

"O encontro desta noite trouxe uma reflexão sobre os avanços da educação municipal sob a ótica da formação continuada e monitoramento da aprendizagem", falou a Dirigente Municipal de Educação de Xambioá e representante da Undime no evento, Ana Lúcia Fernandes Moura.

Nos dias 22 e 23 o encontro conta com palestras, oficinas, minicursos e relatos de experiências sobre temas relacionados as aprendizagens e desenvolvimento da leitura e da escrita, bem como de estratégias de ensino-aprendizagem no contexto pós-pandemia.


Parceria institucional