Você está aqui: Página Inicial > Notícia > “A gestão nos desafia constantemente. É preciso ter coragem”, enfatizou a presidente da Unidme-TO, Francinete Ribeiro, durante o 9º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, em Brasília.

Todas as notícias Categorias

22/08/2022 Undime TO

“A gestão nos desafia constantemente. É preciso ter coragem”, enfatizou a presidente da Unidme-TO, Francinete Ribeiro, durante o 9º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, em Brasília.

A União de Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime/TO) esteve no 9º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, que ocorreu entre 16 a 19 de agosto, em Brasília/DF, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

O Fórum que teve como tema “a efetividade das políticas públicas para a garantia do direito à educação”, reuniu mais de 1.300 participantes de todo o Brasil.

Os Fóruns Nacionais da Undime, são caracterizados por reunir Dirigentes Municipais de Educação, equipes técnicas das secretarias de educação, educadores, convidados, jornalistas, palestrantes e especialistas num espaço para troca de experiências, informações e muito aprendizado. Após mais de dois anos imersos num contexto de pandemia e de muitos desafios, em 2022, o evento aconteceu na perspectiva de renovação e esperança por tempos melhores para educação pública do nosso país.

A presidente da Undime-TO e região norte do Tocantins, Francinete Ribeiro, comentou a importância do evento. “O Fórum Nacional trouxe temas atualizados e importante para nós educadores. Estamos tomando conhecimento e se apropriando desse novo contexto pós pandêmico de retorno às aulas e com o desafio de melhorar o desempenho dos nossos alunos. Tivemos várias mesas redondas com temas que estão dentro da nossa realidade, contextualizado com aquilo que temos vivenciado em nossos municípios, nas escolas e nas secretarias municipais”, enfatizou.

“A gestão nos desafia constantemente. É preciso ter coragem para tomar decisões, competência para planejar e visão para fortalecer as relações coletivas”, marcou o momento de fala da presidente, Francinete Ribeiro, que foi massivamente aplaudida.

Valorização dos profissionais da educação; políticas e programas do governo federal; o acolhimento e o desenvolvimento das competências socioemocionais; critérios para definição dos fatores de ponderação e as condicionalidades no âmbito do Fundeb; o trabalho pedagógico no processo de alfabetização de crianças; formação inicial e continuada dos profissionais da educação frente aos desafios atuais; o uso das tecnologias na educação; desafios e demandas para o próximo Plano Nacional de Educação; avaliação diagnóstica e a oferta de atividades de recomposição/recuperação de aprendizagem foram alguns dos assuntos abordados no evento.

Além do espaço principal, onde se realizou as palestras, conferências e mesas redondas, o 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime contou com um espaço de estandes, no qual os participantes teve a oportunidade de conhecer a plataforma Conviva Educação e a estratégia Busca Ativa Escolar, receber atendimento institucional individualizado de técnicos do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), conhecer iniciativas de parceiros da Undime e materiais de empresas credenciadas a expor no local.

A Dirigente Municipal de Educação de Campos Lindos-TO, Suzeley Dias Galdino Bernardi, falou da relevância do evento para o fortalecimento da educação municipal. “Acredito que o Fórum deste ano ficará marcado como um divisor de águas pensando no retorno pós pandemia onde duas situações distintas se cruzam que é a vontade de estar aqui buscando novidades e a necessidade de buscar subsídios para recuperar a educação a nível de cada município e no final percebermos o quanto pensar em políticas públicas envolve os dois aspectos quando pensamos em fazer educação com equidade. Quem soube absorver tudo que foi dito neste 9º Fórum, sem dúvida voltará para seu município com a mala cheia de conhecimento, aprendizado e esperança”, finalizou a Dirigente.

O prefeito de Palmeirópolis, Bartolomeu Moura, comentou sobre a assertiva escolha do tema do evento. “Parabenizo a Undime pela organização do e pela escolha do tema, que leva a refletir sobre a nossa responsabilidade, do pensar e fazer a diferença na educação, a educação precisa evoluir junto com a sociedade e unir as políticas públicas com a educação é fundamental para a melhoria na qualidade da educação municipal”, enfatizou o prefeito.

A Undime Tocantins acompanhou mais de 50 participantes do Tocantins ao encontro, entre Dirigentes e Técnicos Municipais de Educação, participaram também da comitiva do Tocantins os prefeitos Bartolomeu Moura (Palmeirópolis), Edmar da Construção (São Salvador do Tocantins), Júlio César (Couto Magalhães), Alberto Loiola (São Miguel) e Raimundinho (Palmeirante).


Parceria institucional