23/08/2024 Undime TO
Evento foi realizado em Palmas, no auditório da Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso e contou com a presença do secretário da Educação, Fábio Vaz e do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa
Na última terça-feira, 20, o Governo do Tocantins lançou o Programa de Fortalecimento da Educação Indígena (Profe Indígena), uma iniciativa que visa aprimorar e valorizar a educação nas comunidades indígenas do estado. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, contou com a presença de autoridades, líderes indígenas e representantes da comunidade educacional.
André Ribeiro, Dirigente Municipal de Educação de Tocantínia, esteve presente, representando a Undime/TO, e expressou seu entusiasmo e apoio ao programa. Em sua fala, Ribeiro destacou a importância de iniciativas como o Profe Indígena para o desenvolvimento e fortalecimento da educação indígena no Tocantins.
“É com grande satisfação que participamos do lançamento do Profe Indígena. Este programa é um marco para a educação dos povos originários do nosso estado. Em Tocantínia, entendemos que a valorização e o respeito pelas tradições e saberes indígenas são fundamentais para garantir um ensino de qualidade que reflita a diversidade cultural de nossas comunidades,” afirmou Ribeiro.
O Profe Indígena tem como objetivo atender às necessidades educacionais específicas de cada uma das oito etnias presentes no Tocantins, incluindo Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô, Krahô Kanela, Apinajé e Avá-Canoeiro. A nova política estadual, que inclui alfabetização bilíngue e a criação de um canal de comunicação direta com as comunidades, foi bem recebida por todos os participantes do evento.
“Além de fortalecer a educação bilíngue e assegurar que as escolas indígenas recebam o suporte necessário, o programa abre um canal importante para que as comunidades possam expressar suas necessidades e sugestões diretamente. Acreditamos que este é um passo significativo para uma educação mais inclusiva e adequada às realidades das nossas comunidades indígenas,” completou Ribeiro.
Com a implementação do Profe Indígena, a Secretaria de Estado da Educação do Tocantins demonstra um compromisso renovado com a educação das comunidades tradicionais, assegurando que as diretrizes e políticas educacionais atendam às necessidades e respeitem a cultura dos povos originários do estado.
Com a presença em seis das 13 Superintendências Regionais de Educação e abrangendo 96 escolas e 38 extensões, o Profe Indígena promete transformar a realidade educacional para mais de 6.000 estudantes indígenas no Tocantins
Evento foi realizado em Palmas, no auditório da Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso e contou com a presença do secretário da Educação, Fábio Vaz e do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa Na última terça-feira, 20, o Governo do Tocantins lançou o Programa de Fortalecimento da Educação Indígena (Profe Indígena), uma iniciativa que visa aprimorar e valorizar a educação nas comunidades indígenas do estado. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, contou com a presença de autoridades, líderes indígenas e representantes da comunidade educacional. André Ribeiro, Dirigente Municipal de Educação de Tocantínia, esteve presente, representando a Undime/TO, e expressou seu entusiasmo e apoio ao programa. Em sua fala, Ribeiro destacou a importância de iniciativas como o Profe Indígena para o desenvolvimento e fortalecimento da educação indígena no Tocantins. “É com grande satisfação que participamos do lançamento do Profe Indígena. Este programa é um marco para a educação dos povos originários do nosso estado. Em Tocantínia, entendemos que a valorização e o respeito pelas tradições e saberes indígenas são fundamentais para garantir um ensino de qualidade que reflita a diversidade cultural de nossas comunidades,” afirmou Ribeiro. O Profe Indígena tem como objetivo atender às necessidades educacionais específicas de cada uma das oito etnias presentes no Tocantins, incluindo Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô, Krahô Kanela, Apinajé e Avá-Canoeiro. A nova política estadual, que inclui alfabetização bilíngue e a criação de um canal de comunicação direta com as comunidades, foi bem recebida por todos os participantes do evento. “Além de fortalecer a educação bilíngue e assegurar que as escolas indígenas recebam o suporte necessário, o programa abre um canal importante para que as comunidades possam expressar suas necessidades e sugestões diretamente. Acreditamos que este é um passo significativo para uma educação mais inclusiva e adequada às realidades das nossas comunidades indígenas,” completou Ribeiro. Com a implementação do Profe Indígena, a Secretaria de Estado da Educação do Tocantins demonstra um compromisso renovado com a educação das comunidades tradicionais, assegurando que as diretrizes e políticas educacionais atendam às necessidades e respeitem a cultura dos povos originários do estado. Com a presença em seis das 13 Superintendências Regionais de Educação e abrangendo 96 escolas e 38 extensões, o Profe Indígena promete transformar a realidade educacional para mais de 6.000 estudantes indígenas no Tocantins