30/08/2024 Undime TO
Evento discutiu a promoção dos direitos humanos e as diversas formas de violência na realidade tocantinense
A União dos Dirigentes Municipais de Educação no Tocantins (Undime/TO) marcou presença no Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos, realizado no último dia 30 de agosto pelo Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, do qual a Undime/TO é membro ativo. O evento, que aconteceu de forma híbrida, com atividades presenciais no auditório da Reitoria da Unitins e transmissão online, teve como objetivo discutir as diversas violências e suas interseccionalidades no contexto tocantinense.
Diversas autoridades participaram da ocasião, incluindo a superintendente de Políticas Educacionais Márcia Brasileiro, que representou o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, e o dirigente municipal de Educação de Tocantínia, André Gouvea, que representou a Undime/TO. Durante o evento, foram abordados temas fundamentais para a promoção dos direitos humanos e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
A abertura do seminário foi conduzida pelo presidente do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, seguida de uma apresentação cultural realizada pelos acadêmicos da Universidade da Maturidade, que emocionou o público com a dança ao som da música "Sou do Tocantins". A palestra de abertura, ministrada por João Moura, técnico do Ministério dos Direitos Humanos, destacou a importância da educação como estratégia essencial para a promoção dos direitos humanos.
No decorrer do evento, a professora Graziela Reis, do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT), apresentou uma análise dos principais teóricos sobre a violência contra as mulheres. Já na parte da tarde, uma mesa-redonda abordou as violências enfrentadas por crianças, adolescentes, mulheres, negros e idosos, promovendo reflexões e debates sobre as ações necessárias para combater essas práticas.
Representando a Undime Tocantins, André Gouvea destacou a importância da participação da entidade no evento e o papel fundamental da educação em direitos humanos.
"Foi uma experiência significativa sobre o desenvolvimento de iniciativas pedagógicas no campo da educação em direitos humanos. Tivemos a oportunidade de representar a Undime Tocantins, que faz parte deste comitê, e contribuir com o seminário, trazendo as diversas e bem-sucedidas experiências dos municípios por meio dos nossos dirigentes municipais acerca da temática", afirmou Gouvea.
O Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos reafirmou o compromisso da Undime Tocantins com a promoção dos direitos humanos e a construção de uma educação que valorize a diversidade e a inclusão, contribuindo para a formação de uma sociedade mais equitativa e consciente.
Evento discutiu a promoção dos direitos humanos e as diversas formas de violência na realidade tocantinense A União dos Dirigentes Municipais de Educação no Tocantins (Undime/TO) marcou presença no Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos, realizado no último dia 30 de agosto pelo Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, do qual a Undime/TO é membro ativo. O evento, que aconteceu de forma híbrida, com atividades presenciais no auditório da Reitoria da Unitins e transmissão online, teve como objetivo discutir as diversas violências e suas interseccionalidades no contexto tocantinense. Diversas autoridades participaram da ocasião, incluindo a superintendente de Políticas Educacionais Márcia Brasileiro, que representou o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, e o dirigente municipal de Educação de Tocantínia, André Gouvea, que representou a Undime/TO. Durante o evento, foram abordados temas fundamentais para a promoção dos direitos humanos e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. A abertura do seminário foi conduzida pelo presidente do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, seguida de uma apresentação cultural realizada pelos acadêmicos da Universidade da Maturidade, que emocionou o público com a dança ao som da música "Sou do Tocantins". A palestra de abertura, ministrada por João Moura, técnico do Ministério dos Direitos Humanos, destacou a importância da educação como estratégia essencial para a promoção dos direitos humanos. No decorrer do evento, a professora Graziela Reis, do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT), apresentou uma análise dos principais teóricos sobre a violência contra as mulheres. Já na parte da tarde, uma mesa-redonda abordou as violências enfrentadas por crianças, adolescentes, mulheres, negros e idosos, promovendo reflexões e debates sobre as ações necessárias para combater essas práticas. Representando a Undime Tocantins, André Gouvea destacou a importância da participação da entidade no evento e o papel fundamental da educação em direitos humanos. "Foi uma experiência significativa sobre o desenvolvimento de iniciativas pedagógicas no campo da educação em direitos humanos. Tivemos a oportunidade de representar a Undime Tocantins, que faz parte deste comitê, e contribuir com o seminário, trazendo as diversas e bem-sucedidas experiências dos municípios por meio dos nossos dirigentes municipais acerca da temática", afirmou Gouvea. O Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos reafirmou o compromisso da Undime Tocantins com a promoção dos direitos humanos e a construção de uma educação que valorize a diversidade e a inclusão, contribuindo para a formação de uma sociedade mais equitativa e consciente.