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31/05/2021 Undime TO

A Undime/TO realiza pesquisa sobre o retorno das aulas presenciais nos municípios tocantinenses.

A União dos Dirigentes municipais de Educação do Tocantins (Undime/TO) realizou uma pesquisa no período de 21 a 28 de maio de 2021, sobre o retorno das aulas presenciais nos municípios.A União dos Dirigentes municipais de Educação do Tocantins (Undime/TO) realizou uma pesquisa no período de 21 a 28 de maio de 2021, sobre o retorno das aulas presenciais nos municípios.

Todos os municípios responderam a pesquisa informando que iniciaram o ano letivo de 2021, entre fevereiro a abril, mantendo o vinculo escolar com as crianças e estudantes.

Dos 139 municípios, 62%3 de forma remota, esse formato de atendimento se caracteriza pela entrega de atividades impressas nas unidades de ensino no caso da zona urbana e para as crianças e estudantes do campo recebem em casa ou na unidade escolar. No formato hibrido 9,9%  em que há aulas presenciais e por meio das tecnologias digitais. Dos 18,5% estão atendendo de forma remota e hibrido, recebimento das atividades impressas e plantão de duvidas em forma de rodízio. Presenciais apenas   4%, alternando 50% do total de estudantes, e 5,3%,  de forma escalonada, menos de 50% da turma.
Durante a pesquisa foi também questionado quais as principais dificuldades e facilidades enfrentadas pelas escolas. A Undime/TO listou de acordo com às respostas recebidas, veja abaixo.

FACILIDADES

• Interação entre os docentes;

• Implantação de portal para os educandos;

• Apoio de alguns pais;

• Resgate das crianças que não estão sendo alcançadas, por oferta de orientações individual;

• SEMED atuante, orientando e acompanhando o trabalho em todas as unidades escolares;

• Oportunidade para os professores desenvolver aulas usando as tecnologias.

DIFICULDADES

• Planejar tudo, organizar o espaço físico e EPIS;

• Profissionais da educação não vacinados;

• Segurança Sanitária de todos os envolvidos com o processo educacional, do motorista do ônibus ao professor;

• Aumento do índice de contaminados;

• Ausência dos pais em ir à escola pegar as atividades dos filhos bem como  feedback das atividades;

• Escassez de recursos para substituir profissionais com comorbidade;

• Atender os educandos com qualidade;

• A acesso das novas tecnologias / internet pelos educados e de alguns educadores;

• Medo, insegurança de como será o futuro;


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