Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime reúne Norte do Brasil para discutir os principais desafios educacionais da região

Todas as notícias Categorias

02/03/2023 Undime TO

Undime reúne Norte do Brasil para discutir os principais desafios educacionais da região

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime-TO) realiza nos dias 02 e 03 de março, o Encontro Undime Região Norte, no auditório do Centro de Convenções Arnoud Rodrigues, em Palmas.

O evento tem como objetivo discutir os desafios educacionais da região Norte frente às condicionalidades do Valor Aluno Ano por Resultado (Vaar), que faz parte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (o novo Fundeb).

Participa do encontro os presidentes das Undimes dos estados do Pará, Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins, representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), das secretarias municipais de educação e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintet). E também representantes do Ministério Público Estadual, da Receita Federal, da Universidade Federal do Tocantins e da Assembleia Legislativa.

Abertura

A mesa de honra teve a presença da presidente da Undime-TO e região Norte, Francinete Ribeiro, o promotor de justiça do Ministério Público do Tocantins, José Benedito, a dirigente municipal de Educação de Palmas, Maria Fátima Sena, no ato representando a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, a profª. Drª. Maria Santana Ferreira, Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), representando o reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato. Participaram também o delegado da Receita Federal do Tocantins, Ricardo Wagner Magalhães Gomes, o secretário de Educação do Tocantins, Fábio Pereira Vaz, o Deputado Estadual, prof. Marcus Marcelo e representando a Senadora Dorinha, a chefe de gabinete, Jucilene Borba.

A presidente da Undime-TO, Francinete Ribeiro durante seu momento de fala, agradeceu a participação de mais de 500 pessoas, entre parceiros, Dirigentes e Técnicos Municipais de Educação. “Estamos muito felizes com a realização deste grande evento, um sonho nosso, nos reunirmos nestes dois dias para trocarmos experiências e aperfeiçoarmos o nosso trabalho, colabora não só para municípios e estados, estamos hoje transformando a educação do Brasil”, disse a presidente que durante o evento enfatizou a força e resiliência da educação da região Norte.

Francinete agradeceu ainda a todos os parceiros da Undime, ressaltou a parceria com a Secretaria de Estado da Educação e falou da necessidade de buscar políticas públicas específicas para a região. “Para fazermos uma educação de qualidade, precisamos de políticas públicas destinadas para a região Norte. Somos um território que temos indígenas, comunidades quilombolas, temos os desafios de enormes distanciamentos e muitos espaços com água. Por isso, precisamos de um olhar diferenciado”, frisou.

O secretário de Educação, Fábio Vaz falou da importância do evento pela troca de experiências. “Imaginamos que os problemas educacionais são os mesmos em todos os estados, por isso, procuramos conhecer as experiências que estão mais avançadas, justamente para construir as nossas políticas públicas”.

Programação

O primeiro dia do evento, contou com as palestras de Eduardo Shinyashiki, sobre “Acolhimento e competências sócio emocionais na educação: integração entre o sentir e o aprender” e da palestrante, Jane Haddad que trouxe aos participantes do evento o tema “Inclusão e equidade no processo educacional culminando os impactos advindos da complementação do VAAR/Fundeb para redução das desigualdades e melhoria da qualidade do ensino”.

A programação dispôs ainda de Mesas Redondas e Painel de troca de experiência com os 7 presidentes dos estados da região norte, que discutiram temas como Regime de Colaboração, Desafios Educacionais e Experiências Exitosas.

O segundo dia do evento terá como principal palestra “Os desafios educacionais da região norte em busca das condicionalidades do VAAR/Fundeb, com o expositor, Aléssio Cosa, além de visitas aos estandes dos parceiros do evento, sorteios, apresentações culturais e atendimento individual para os dirigentes municipais com técnicos do FNDE durante todo o evento sobre SIGPC e PAR.


Parceria institucional