10/12/2025 Undime TO

A Educação Financeira segue ganhando espaço e reconhecimento nas escolas públicas do Tocantins. Em 2025, 16 estudantes da rede municipal foram premiados na Olimpíada do Tesouro de Educação Financeira (OLITEF), iniciativa nacional que incentiva crianças e adolescentes a desenvolverem conhecimentos e atitudes responsáveis sobre dinheiro, consumo, poupança e planejamento de vida.
A OLITEF é destinada a escolas com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, e valoriza a interdisciplinaridade — alinhada ao que orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No Tocantins, mesmo com grandes esforços de mobilização da Undime, ainda há desafios para ampliar a participação na área. Segundo o Coordenador Estadual da Undime/TO, Cláudio Ribeiro, superá-los é fundamental:
“A educação financeira forma cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para tomar decisões que impactam diretamente sua qualidade de vida e seu papel social.”
O Tocantins já possui experiências de destaque. Em agosto, a professora Lourivan de Oliveira Miranda, da Escola Municipal Professor João Queiroz (Formoso do Tocantins), foi premiada em São Paulo, representando a região Norte por seu trabalho com educação financeira em 2024.
Agora, celebramos também a conquista dos 16 estudantes que receberão R$ 400,00 em títulos públicos como reconhecimento por seu desempenho:
A Undime Tocantins parabeniza todos os estudantes, escolas e municípios que abraçaram a Educação Financeira e participaram da OLITEF, fortalecendo aprendizagens que fazem diferença para toda a vida.
Seguimos confiantes de que em 2026, ainda mais municípios e estudantes estarão envolvidos, ampliando o impacto dessa iniciativa tão importante para o futuro da nossa sociedade.
A Educação Financeira segue ganhando espaço e reconhecimento nas escolas públicas do Tocantins. Em 2025, 16 estudantes da rede municipal foram premiados na Olimpíada do Tesouro de Educação Financeira (OLITEF), iniciativa nacional que incentiva crianças e adolescentes a desenvolverem conhecimentos e atitudes responsáveis sobre dinheiro, consumo, poupança e planejamento de vida. A OLITEF é destinada a escolas com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, e valoriza a interdisciplinaridade — alinhada ao que orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No Tocantins, mesmo com grandes esforços de mobilização da Undime, ainda há desafios para ampliar a participação na área. Segundo o Coordenador Estadual da Undime/TO, Cláudio Ribeiro, superá-los é fundamental: “A educação financeira forma cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para tomar decisões que impactam diretamente sua qualidade de vida e seu papel social.” O Tocantins já possui experiências de destaque. Em agosto, a professora Lourivan de Oliveira Miranda, da Escola Municipal Professor João Queiroz (Formoso do Tocantins), foi premiada em São Paulo, representando a região Norte por seu trabalho com educação financeira em 2024. Agora, celebramos também a conquista dos 16 estudantes que receberão R$ 400,00 em títulos públicos como reconhecimento por seu desempenho: A Undime Tocantins parabeniza todos os estudantes, escolas e municípios que abraçaram a Educação Financeira e participaram da OLITEF, fortalecendo aprendizagens que fazem diferença para toda a vida. Seguimos confiantes de que em 2026, ainda mais municípios e estudantes estarão envolvidos, ampliando o impacto dessa iniciativa tão importante para o futuro da nossa sociedade.