Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime Tocantins encerra o 1º Encontro da Região Norte

Todas as notícias Categorias

03/03/2023 Undime TO

Undime Tocantins encerra o 1º Encontro da Região Norte

O 1º Encontro da Undime Região Norte, promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime-TO) aconteceu nos dias 02 e 03 de março, no auditório do Centro de Convenções Arnoud Rodrigues, em Palmas.

Mais de 500 pessoas prestigiaram o evento. Entre os participantes estavam presidentes das Undimes dos estados do Pará, Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins, representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), das secretarias municipais de educação e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintet), do Ministério Público Estadual, da Receita Federal, da Universidade Federal do Tocantins e da Assembleia Legislativa.

O evento teve como objetivo, discutir os desafios educacionais da região Norte frente às condicionalidades do Valor Aluno Ano por Resultado (Vaar), que faz parte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (o novo Fundeb).

Programação

O primeiro dia do evento, contou com as palestras de Eduardo Shinyashiki, sobre “Acolhimento e competências sócio emocionais na educação: integração entre o sentir e o aprender” e da palestrante, Jane Haddad que trouxe aos participantes do evento o tema “Inclusão e equidade no processo educacional culminando os impactos advindos da complementação do VAAR/Fundeb para redução das desigualdades e melhoria da qualidade do ensino”.

A programação dispôs ainda de Mesas Redondas e Painel de troca de experiência com os 7 presidentes dos estados da região norte, que discutiram temas como Regime de Colaboração, Desafios Educacionais e Experiências Exitosas.

O segundo dia do evento teve como principal palestra “Os desafios educacionais da região norte em busca das condicionalidades do VAAR/Fundeb, com o expositor, vice-presidente da Undime Nacional, Aléssio Costa. A apresentação cultural ficou por conta da Orquestra Sanfônica Graciosa, da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva que levantou os participantes a dançarem.

O dia contou também com visitas aos estandes dos parceiros do evento, sorteios, atendimento individual para os dirigentes municipais com técnicos do FNDE durante todo o evento sobre SIGPC e PAR, além da leitura da carta aberta, redigida em conjunto pela Undime região Norte, sobre os desafios educacionais da região norte que precisam ser considerados necessitando da ação mais equitativa por parte do governo federal para que os entes federados do norte possam também ter melhores resultados educacionais e serem beneficiados com a complementação do VAAR/FUNDEB. A carta será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação (FNDE).

O segundo e último dia do encontro, foi encerrado com um discurso emocionado da presidente da Undime-TO e região Norte, Francinete Ribeiro. “Vocês aqui sabem que não é fácil chegar até aqui, estarmos reunidos esses dois dias, foi muito trabalho, renuncias e união. Nós conseguimos, a região Norte é forte e unida, agradeço a Deus, aos nossos familiares, aos parceiros da Undime e todos vocês, Dirigentes e Técnicos Municipais de Educação, que lutam incansavelmente e constroem diariamente uma educação com mais qualidade”, enfatizou.

“Somos aguerridos e vamos continuar trabalhando por uma educação de qualidade. E para isso precisamos de políticas públicas destinadas para a região Norte. Somos um território que temos indígenas, comunidades quilombolas, temos os desafios de enormes distanciamentos e muitos espaços com água. Por isso, precisamos de um olhar diferenciado, podem contar com a Undime na luta de viabilizar melhorias para a qualidade do nosso trabalho em prol da educação”, destacou Francinete, que foi aplaudida pelos presentes.


Parceria institucional