03/07/2017 Undime TO
Fonte: Oficinas PAR e Conviva
A Undime Tocantins desde o ano passado vem realizando oficinas de orientações sobre o Plano de Ação Articulada – Par e o uso da Plataforma Conviva para os técnicos da rede municipal de ensino dos municípios.
Em 2016, foram realizadas em três polos, sendo um em Gurupi, Palmas e Araguaína e em 2017, nos meses de maio e junho mais três em Palmas para os municípios que não conseguiram avançar na construção do referido documento.
O PAR é o planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o DF devem fazer para um período de quatro anos. Nos municípios o PAR é coordenado pela secretaria municipal de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local.
Este trabalho da Undime contribuiu para que o Tocantins fosse destaque nacional na construção do diagnóstico do PAR.
O presidente da Undime Bartolomeu Moura Junior, destaca que é de suma importância que cada município atente para elaboração deste documento, pois é por meio dele que os municípios garantem recursos para a educação. Informa também que o Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação – FNDE nos próximos dias estará disponibilizando o link para envio do diagnóstico e abrirá para elaboração das ações e subações. Alerta aos municípios que não finalizaram esta etapa fiquem atentos para não perder prazos.
Já a Plataforma Conviva, tem sido amplamente divulgada e orientado como utilizá-la porque a Undime entende que é um ambiente excelente e totalmente gratuito disponibilizado para otimizar a gestão da secretaria municipal de educação.
Fonte: Oficinas PAR e Conviva A Undime Tocantins desde o ano passado vem realizando oficinas de orientações sobre o Plano de Ação Articulada – Par e o uso da Plataforma Conviva para os técnicos da rede municipal de ensino dos municípios. Em 2016, foram realizadas em três polos, sendo um em Gurupi, Palmas e Araguaína e em 2017, nos meses de maio e junho mais três em Palmas para os municípios que não conseguiram avançar na construção do referido documento. O PAR é o planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o DF devem fazer para um período de quatro anos. Nos municípios o PAR é coordenado pela secretaria municipal de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local. Este trabalho da Undime contribuiu para que o Tocantins fosse destaque nacional na construção do diagnóstico do PAR. O presidente da Undime Bartolomeu Moura Junior, destaca que é de suma importância que cada município atente para elaboração deste documento, pois é por meio dele que os municípios garantem recursos para a educação. Informa também que o Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação – FNDE nos próximos dias estará disponibilizando o link para envio do diagnóstico e abrirá para elaboração das ações e subações. Alerta aos municípios que não finalizaram esta etapa fiquem atentos para não perder prazos. Já a Plataforma Conviva, tem sido amplamente divulgada e orientado como utilizá-la porque a Undime entende que é um ambiente excelente e totalmente gratuito disponibilizado para otimizar a gestão da secretaria municipal de educação.