Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime Tocantins participa do Seminário do MEC, em Brasília

Todas as notícias Categorias

04/12/2023 Undime TO

Undime Tocantins participa do Seminário do MEC, em Brasília

O vice-presidente da Undime Tocantins, Davi Abrantes representando a presidente da Undime Tocantins, Luiza Brasileiro, participou do "Seminário Nacional Escola das Adolescências: compromissos de uma política nacional para os anos finais do ensino fundamental"nistério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu nesta última sexta-feira (1º), em Brasília/DF.

"Estou feliz em participar deste evento representando a Undime Tocantins, estes momentos são primordiais para o aprimoramento do nosso trabalho, para compreensão e aprimoramento da educação", disse o vice-presidente Davi.

O objetivo do Seminário é apresentar os elementos organizadores da estratégia do MEC para avançar na melhoria da oferta dos anos finais do ensino fundamental. A estratégia busca valorizar a etapa de desenvolvimento em que os estudantes se encontram, com foco em oportunidades de aprendizagem, estabelecendo apoio às transições escolares e constituindo formas de reorganizar tempos e espaços para instituir um currículo intencional que amplie e articule diferentes experiências formativas.

O evento é organizado pela Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, da SEB/MEC. A Undime participou com representantes de todos os estados brasileiros.

O vice-presidente nacional da Undime Ncional, Silvio Fidelis, Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande/MT e presidente da Undime/ MT, participou da mesa-redonda "Anos finais do Ensino Fundamental: transições e regime de colaboração".

Dentre os desafios desta etapa de ensino, Silvio citou o número alarmante de evasão escolar, na transição para o ensino médio. “Algo de errado está acontecendo. A escola precisa ser viva, local onde os alunos sintam-se motivados e queiram permanecer, e para isso, precisamos trabalhar de maneira eficaz com um conteúdo que oportunize a  aprendizagem. Temos que ter um compromisso com esses adolescentes que querem ter uma escola que integre”, explica.

O encontro debateu compromissos de uma política nacional para os anos finais do fundamental, etapa da educação básica que possui uma grande complexidade de desafios, entre eles, de organização das transições entre etapas e a individualidade dos adolescentes.

Durante o Seminário, foi exibido o documentário Esquecidos: crise nos anos finais do ensino fundamental, realizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes), da Universidade de São Paulo (USP).

 

 


Parceria institucional