Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime/TO realiza atendimento de agentes Municipais e promove reunião de encerramento de atividades anuais

Todas as notícias Categorias

07/11/2019 Undime TO

Undime/TO realiza atendimento de agentes Municipais e promove reunião de encerramento de atividades anuais

Durante a primeira semana deste mês, nos dias 04, 05 e 06 de novembro, aconteceu na sede da Undime/Tocantins atendimento institucional para técnicos e dirigentes municipal de educação de todo estado, o foco foi o monitoramento dos Planos Municipal de Educação (PME), pendências no SIMEC e Conviva.

O objetivo deste atendimento é capacitar os profissionais para melhorar o processo de gestão nas secretarias municipais, uma vez que a rotatividade de dirigentes e técnicos nos municípios é grande.

Durante a manhã da terça-feira, 05, ocorreu também à reunião ampliada com os Dirigentes Municipais de Educação (DMEs), tendo em pauta os seguintes assuntos: Formação de professores Multiplicadores dos municípios; Seminário Estadual da Educação Infantil, cessão onerosa e Novo Fundeb.

O dirigente municipal de educação de Palmeirópolis e presidente da Undime, Bartolomeu Moura Júnior, fez a abertura do encontro, saudando os presentes e iniciou o seu discurso enfatizando a importâncias das reuniões periódicas sobre a gestão da educação municipal, “as reuniões vão além de fortalecer os vínculos, na verdade fortalece nosso trabalho”, disse Bartolomeu. 

O presidente apresentou o planejamento de ações 2020 da Undime-TO, dentre elas destacou: “O Documento Curricular do Tocantins, elaborado de forma democrática, irá fazer com que não percamos o objetivo, que é a aprendizagem dos estudantes. Para isso, antes do início do ano letivo de 2020, teremos formação para multiplicadores com os redatores do Documento Curricular do Tocantins, as formações serão divididas em 7 polos. O objetivo é atender a equipe pedagógica dos 139 municípios”.

Na sequência o presidente falou do novo Fundeb, chamou muito atenção para que os profissionais da educação cobrassem dos parlamentares sobre a aprovação do novo Fundeb, disse: “os profissionais da educação é números é a maior classe de servidores, no entanto não tem representatividade no Congresso Nacional, basta observar as bancadas. A bancada da educação conta nos dedos da mão”.

Ainda sobre o Fundeb, o presidente explicou. “Aprovando a PEC15/2015, de forma a tornar o Fundeb instrumento permanente de financiamento da educação básica pública, incluir o planejamento na ordem social e inserir novo princípio no rol daqueles com base nos quais a educação será ministrada, já para 2020, o aumento da participação da União passa de 105, para 15%, e de 2020 á 2031, a cada ano aumentar 1,2%, ate atingir 40%, será mais investimento para ser aplicado nas escolas publicas”.

A secretaria executiva da Undime-TO, Maria Solange Rodrigues, pontuou sobre a importância da formação e a escolha dos professores multiplicadores locais, uma vez que não é possível atender toda equipe escolar nos municípios.

A Undime-TO encerrou a reunião contando da nova parceria com a Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF- Brasil, instituição sem fins lucrativos, que orienta a rede educacional sobre educação financeira. A parceria não tem custo para os municípios, e levará formação para os professores do Tocantins. Este projeto conta também com o apoio da Universidade Federal do Tocantins – UFT, a qual ficou responsável para acompanhar, registrar e avaliar o projeto.


Parceria institucional