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07/05/2020 Undime TO

Undime/TO promove reunião remota com os Dirigentes Municipais de Educação



Na última terca-feira, 05, a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/TO) promoveu uma reunião online com os Dirigentes Municipais, para esclarecer sobre as possibilidades consideradas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) de cumprimento de carga horária do ano letivo.

O documento do CNE  tem caráter orientador e dispõe que a competência para definir a reorganização dos calendários e a realização de atividades pedagógicas não presenciais são dos sistemas de ensino, e aos que não possuem sistema de ensino atentar para as orientações do conselho. Documento informa ainda, que as atividade pedagógicas não presencias abrange a todos os níveis de etapas e modalidades, inclusive educação especial. A Educação de Jovens e Adultos também deve ser assistida considerando a sua especificidade para a elaboração metodológica e práticas.

A organização do calendário será possível apenas após fim da pandemia, não se tem previsão de quando isso vai passar. A Undime orienta que façam levantamento das principais competências da BNCC a ser trabalhada nesse novo calendário, em virtude do período curto que terão com os educandos;

Para educação infantil não há respaldo legal para atividades remotas com cálculo de horas. A escola pode elaborar atividades educativas de caráter lúdico, recreativo, criativo e interativo, a serem realizadas com as crianças em casa, enquanto durar o período de pandemia, evitando retrocessos cognitivos, corporais (ou físicos) e socioemocionais.

O ensino fundamental deve disponibilizar atividades de várias formas: roteiros práticos e estruturados para acompanharem a resolução de atividades pelas crianças. Ficando claro que a família não substituirá o papel do professor e importante lembrar aos pais ou colaboradores das crianças para esse momento que é fundamental estabelecer um horário de rotina para os estudos.

É importante que mantenha o vínculo da escola com o educando, seja com cuidados alimentares, retorno, atividades remotas diversificadas com objetivo de garantir menos perda e problemas emocionais. Importante todos reunidos discutindo medidas a serem tomadas para esse momento muito importante, um amadurecimento dos gestores;

Um exemplo, o município de Palmas já tem disponibilizou atividades online por meio de um site cujo valor é bem em conta, mas necessário pelo menos um técnico responsável para postar as atividades. Após um período de experiência será avaliado e novas medidas tomadas para prosseguir os trabalhos, inclusive contar como carga horaria, https://www.educacaopalmas.com.br/. Os educandos que não tem acesso à internet as atividades estão disponíveis na escola podendo os pais ou responsáveis buscarem.

Vários outros municípios estão disponibilizando atividades remotas para os estudantes bem como realizando estudo dirigido para professores com apoio uma equipe responsável para coordenar todo o processo.

A Undime destacou em reunião também a importância dos municípios não abandonarem os prédios das escolas. Lembrando que é um momento de cuidar, fazer as manutenções, dedetizar, preparar para o retorno do educando, tornando o local mais atrativos.

Outra fala importante da Unidime, foi para que os professores de contratos temporários que tiveram carga horária reduzidas neste período, e municípios que demitiram importante ter o grupo de trabalho para que essas situações sejam resolvidas e sempre com apoio da assessoria jurídica.


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