10/09/2025 Undime TO
Na última terça-feira, 09 de setembro de 2025, a Undime Tocantins esteve presente em reunião na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, para apresentar os resultados e avanços alcançados pela Rede ColaborAção Tocantins (RCT).
Participaram do encontro o Coordenador Geral da RCT, Prof. Dr. Leonardo Victor dos Santos, a representante do CAOPIJE/MPTO e Coordenadora do EducaTO/RCT, Me. Elaine Aires, o Presidente da Undime-TO, Humberto Castilho, além da Secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, equipe da SEB/MEC e a Senadora da República, Profª Dorinha Seabra.
Na oportunidade, foram apresentados relatórios e prestações de contas referentes aos Programas EducaTO/RCT e PRISME/RCT, que integram a Rede. As discussões destacaram a importância do trabalho desenvolvido no apoio às redes e sistemas municipais de ensino do Tocantins, especialmente no fortalecimento da formação continuada, do acompanhamento pedagógico e da avaliação das políticas públicas educacionais.
Os participantes reforçaram ainda que a RCT tem sido fundamental no alinhamento das metas dos Planos Municipais de Educação (PME) ao Plano Nacional de Educação (PNE), garantindo suporte técnico e metodológico aos municípios. Como encaminhamento, houve consenso de que o programa deve ter continuidade em 2026, sobretudo diante do papel estratégico que desempenha na elaboração dos novos PMEs e na consolidação de um verdadeiro Regime de Colaboração entre União, Estado e Municípios.
Criada em 2020, durante a pandemia da Covid-19, a Rede ColaborAção Tocantins nasceu da articulação de diversas instituições: Undime-TO, Ministério Público do Tocantins (MPTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/TO), com o apoio da Secretaria de Educação Básica do MEC.
Desde então, a RCT tem cumprido seu papel de fortalecer a gestão educacional municipal, apoiar a institucionalização dos Sistemas Municipais de Ensino, além de contribuir para a melhoria da prática docente e dos resultados de aprendizagem, por meio de iniciativas inovadoras como os programas EducaTO e PRISME.
Para a Undime Tocantins, a continuidade da Rede representa um marco importante para a educação pública do Estado, pois garante que gestores, equipes técnicas e professores recebam apoio efetivo na implementação de políticas educacionais que valorizam a autonomia municipal e promovem a qualidade da educação.
Na última terça-feira, 09 de setembro de 2025, a Undime Tocantins esteve presente em reunião na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, para apresentar os resultados e avanços alcançados pela Rede ColaborAção Tocantins (RCT). Participaram do encontro o Coordenador Geral da RCT, Prof. Dr. Leonardo Victor dos Santos, a representante do CAOPIJE/MPTO e Coordenadora do EducaTO/RCT, Me. Elaine Aires, o Presidente da Undime-TO, Humberto Castilho, além da Secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, equipe da SEB/MEC e a Senadora da República, Profª Dorinha Seabra. Na oportunidade, foram apresentados relatórios e prestações de contas referentes aos Programas EducaTO/RCT e PRISME/RCT, que integram a Rede. As discussões destacaram a importância do trabalho desenvolvido no apoio às redes e sistemas municipais de ensino do Tocantins, especialmente no fortalecimento da formação continuada, do acompanhamento pedagógico e da avaliação das políticas públicas educacionais. Os participantes reforçaram ainda que a RCT tem sido fundamental no alinhamento das metas dos Planos Municipais de Educação (PME) ao Plano Nacional de Educação (PNE), garantindo suporte técnico e metodológico aos municípios. Como encaminhamento, houve consenso de que o programa deve ter continuidade em 2026, sobretudo diante do papel estratégico que desempenha na elaboração dos novos PMEs e na consolidação de um verdadeiro Regime de Colaboração entre União, Estado e Municípios. Criada em 2020, durante a pandemia da Covid-19, a Rede ColaborAção Tocantins nasceu da articulação de diversas instituições: Undime-TO, Ministério Público do Tocantins (MPTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/TO), com o apoio da Secretaria de Educação Básica do MEC. Desde então, a RCT tem cumprido seu papel de fortalecer a gestão educacional municipal, apoiar a institucionalização dos Sistemas Municipais de Ensino, além de contribuir para a melhoria da prática docente e dos resultados de aprendizagem, por meio de iniciativas inovadoras como os programas EducaTO e PRISME. Para a Undime Tocantins, a continuidade da Rede representa um marco importante para a educação pública do Estado, pois garante que gestores, equipes técnicas e professores recebam apoio efetivo na implementação de políticas educacionais que valorizam a autonomia municipal e promovem a qualidade da educação.