Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime/TO realiza capacitação de agentes Municipais para levar Educação Financeira para as salas de aula

Todas as notícias Categorias

10/10/2019 Undime TO

Undime/TO realiza capacitação de agentes Municipais para levar Educação Financeira para as salas de aula

 

A União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME/TO, em parceria com a Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF-Brasil, realiza formações em Educação Financeira em quatro polos do Estado do Tocantins neste mês de outubro, sendo Araguatins, Araguaína, Gurupi e Palmas.

 Araguaína foi o primeiro polo onde ocorreu a formação, nesta terça-feira (08). A capacitação contou com participação de 41 profissionais das regionais de Araguaína, Pedro Afonso, Guaraí e Colinas, além de alguns municípios da regional Tocantinópolis que ficam próximos de Araguaína.

Essas formações estão respaldadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incluiu a Educação financeira entre os temas transversais que deverão constar nos currículos de todo o Brasil, conforme institui o texto introdutório do documento.

No Documento Curricular do Tocantins também consta esta temática, que deve ser compreendida pelos educadores e colocada em prática em sala de aula para que os estudantes compreendam que há uma distinção entre Matemática financeira e Educação financeira. Enquanto a primeira é uma área que aplica conhecimentos matemáticos à análise de questões ligadas ao dinheiro, a segunda está ligada à formação de comportamentos do indivíduo em relação às finanças.

Essas formações focadas no planejamento de aula e nas práticas metodológicas abrangerão os 139 municípios do Estado e cerca de 6.099 professores e 136.470 estudantes.

O objetivo dessas formações é sensibilizar os educadores para a importância da educação financeira. Também oferecer a possibilidade do educador disseminar o conhecimento adquirido para dentro da sala de aula, construindo nas crianças o hábito de planejar e gerir sua renda ao longo da vida.

Nosso Público-alvo são Professores de educação básica da rede pública de educação (Ensino Fundamental), coordenadores e diretores escolares, assim como técnicos da Secretaria de Educação, havendo disponibilidade de vagas.

Polos e datas das formações:

Araguaína – 08/10/19
Araguatins – 10/10/19
Gurupi – 22/10/19
Palmas – 24/10/19


Parceria institucional