12/08/2025 Undime TO
Estudantes da rede municipal do Tocantins representarão o estado na etapa nacional da VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada em outubro, em Brasília.Nos dias 07 e 08 de agosto de 2025, Palmas sediou a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – Etapa Estadual, que antecede a etapa nacional do evento. Realizada no auditório do Belladata Buffet e Restaurante, a programação reuniu estudantes e educadores de diversas regiões do Tocantins para debater e apresentar propostas voltadas à justiça climática e à sustentabilidade.
Com o tema “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, a conferência buscou enfrentar os desafios da formação de novas lideranças para os tempos atuais, promovendo o engajamento da comunidade escolar com base em princípios de equidade, inclusão, diversidade, sustentabilidade e resiliência, com foco no enfrentamento das mudanças climáticas.
Durante os dois dias de atividades, os participantes discutiram iniciativas já implementadas nas escolas, apresentaram projetos desenvolvidos nas etapas municipais e compartilharam experiências sobre como as comunidades locais estão atuando na preservação ambiental. Também foram realizadas oficinas e rodas de conversa para estimular a criatividade, a cooperação e o protagonismo juvenil.
Participaram estudantes das redes municipais e estadual de ensino. Representando os municípios tocantinenses, estiveram presentes delegações de Colinas do Tocantins, Guaraí, Palmas, Gurupi e Cariri do Tocantins.
Ao final do encontro, foram selecionados 11 estudantes para compor a delegação do Tocantins que participará da etapa nacional, em Brasília, no mês de outubro de 2025. Entre os escolhidos, dois representam a rede municipal de ensino:
A participação dos estudantes demonstra o protagonismo da juventude tocantinense e o compromisso das escolas com a formação cidadã, a defesa do meio ambiente e a construção de um futuro mais justo e sustentável para todos. A etapa estadual reforçou a importância de preparar jovens líderes capazes de compreender e agir diante das mudanças climáticas, contribuindo para transformar realidades locais e inspirar ações de impacto nacional.
Estudantes da rede municipal do Tocantins representarão o estado na etapa nacional da VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada em outubro, em Brasília.Nos dias 07 e 08 de agosto de 2025, Palmas sediou a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – Etapa Estadual, que antecede a etapa nacional do evento. Realizada no auditório do Belladata Buffet e Restaurante, a programação reuniu estudantes e educadores de diversas regiões do Tocantins para debater e apresentar propostas voltadas à justiça climática e à sustentabilidade. Com o tema “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, a conferência buscou enfrentar os desafios da formação de novas lideranças para os tempos atuais, promovendo o engajamento da comunidade escolar com base em princípios de equidade, inclusão, diversidade, sustentabilidade e resiliência, com foco no enfrentamento das mudanças climáticas. Durante os dois dias de atividades, os participantes discutiram iniciativas já implementadas nas escolas, apresentaram projetos desenvolvidos nas etapas municipais e compartilharam experiências sobre como as comunidades locais estão atuando na preservação ambiental. Também foram realizadas oficinas e rodas de conversa para estimular a criatividade, a cooperação e o protagonismo juvenil. Participaram estudantes das redes municipais e estadual de ensino. Representando os municípios tocantinenses, estiveram presentes delegações de Colinas do Tocantins, Guaraí, Palmas, Gurupi e Cariri do Tocantins. Ao final do encontro, foram selecionados 11 estudantes para compor a delegação do Tocantins que participará da etapa nacional, em Brasília, no mês de outubro de 2025. Entre os escolhidos, dois representam a rede municipal de ensino: Ana Beatriz Noleto, do 7º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo Tavares – Palmas/TO; Carlos Eduardo Nascimento Sousa, do 7º ano da Escola Municipal Prof. Odimar Lopes da Silva – Colinas do Tocantins/TO. A participação dos estudantes demonstra o protagonismo da juventude tocantinense e o compromisso das escolas com a formação cidadã, a defesa do meio ambiente e a construção de um futuro mais justo e sustentável para todos. A etapa estadual reforçou a importância de preparar jovens líderes capazes de compreender e agir diante das mudanças climáticas, contribuindo para transformar realidades locais e inspirar ações de impacto nacional.