Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime/TO promove atendimentos remotos durante pandemia do Covid-19

Todas as notícias Categorias

15/06/2020 Undime TO

Undime/TO promove atendimentos remotos durante pandemia do Covid-19

Diante do atual cenário mundial de pandemia devido ao Covid-19, o Tocantins se mostrou referência com os serviços prestados pela União dos Dirigentes Municipais da Educação do Tocantins (Undime/TO).

Atendimentos remotos aos gestores responsáveis pela educação tocantinense para discussões relacionadas aos estudos dos alunos nesse momento de isolamento social estão sendo constantemente realizados. Ações como lives informativas e reuniões pela internet acontecem com frequência para maior auxílio dos educadores em diversas situações.

Wesley Lopes, dirigente municipal de educação de Santa Rita, Presidente da Undime/TO realizou uma reunião na quarta-feira, dia 10, para tratar sobre o processo de organização e execução de atendimento remoto no município.

A reunião foi aberta e após socialização de experiências das cidades de: Augustinópolis, Guaraí, Lajeado e Araguaçú em que expuseram sobre o retorno das aulas à distância a forma como iniciaram os retornaram, com elaboração do plano de trabalho, ações que envolveram pesquisa com professores, famílias, formação de professores para esse atendimento, compra de material para garantir a segurança, entrega de atividades em apostila e avaliação dos trabalhos.

Wseley abordou que um grupo de educadores, colaboradores incluindo também dirigentes municipais de educação estão finalizando um projeto em que irá disponibilizar uma formação para professores com orientações de como construir atividades focada nas habilidades procedimental e atitudinal, compreensão, interpretação e produção de texto na área de linguagens e cálculo, raciocínio lógico e resolução de problemas na área da matemática conforme consta no DTC/TO. Além disso, também foram debatidos assuntos como: o ensino de alunos baixa renda e/ou sem acesso à internet, a disponibilidade dos materiais de atividades escolares, dentre outros assuntos importantes

Outro ponto importante da reunião foi o plano de retorno das aulas apresentado à Undime  pela Adriana Aguiar, Secretária Estadual de Educação, no dia 04 de junho, em que afirma o retorno das aula de forma gradual que poderá ser ajustado em determinados municípios, dependendo do avanço ou redução da Covid-19. Segue abaixo o cronograma:

29 de junho a 31 de julho – aulas não presenciais para os 16.845 estudantes da 3ª série do Ensino Médio

03 de agosto – início das aulas presenciais para 50% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio

10 de agosto – revezamento com os outros 50% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio

17 de agosto – início das aulas presenciais para 50% dos estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio

24 de agosto – revezamento com os outros 50% dos estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio

31 de agosto – início das aulas presenciais para 50% dos estudantes do Ensino Fundamental

09 de setembro – revezamento com os outros 50% dos estudantes do Ensino Fundamental

Até 31 de janeiro de 2021 – fim do ano letivo 2020

Fevereiro de 2021 – início do ano letivo 2021.

Ao final da reunião, também foi informado que dia 18/06 (próxima quarta-feira), haverá uma live para os professores dos municípios com o tema de “Apoio psicológico para os professores que estão retornando com as atividades remotas”.

Portanto, os atendimentos e reuniões da Undime/TO seguem normalmente, caso necessário, a Undime/ TO pode ser contatada através do e-mail: undimeto@gmail.com.


Parceria institucional