Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime realizou VII Seminário de Educação Infantil que abordou o tema “Crianças e Infâncias: tendências e inovações no DCT/TO”

Todas as notícias Categorias

16/03/2020 Undime TO

Undime realizou VII Seminário de Educação Infantil que abordou o tema “Crianças e Infâncias: tendências e inovações no DCT/TO”



O Seminário teve como público alvo, dirigentes municipais de educação, coordenadores pedagógicos, professores, conselheiros e demais profissionais da educação. O Seminário é realizado anualmente pela Undime, e tem por objetivo aperfeiçoar a educação infantil, buscando constantemente por práticas pedagógicas de desenvolvimento da criança. Este ano, com o tema “Crianças e infâncias: tendências e inovações no DCT/TO”, a discussão foi realizada em torno do Documento Curricular do Tocantins e Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil que deve ser implantado por todos os sistemas de ensino.

O evento ocorreu nos dias 12 e 13 de março, e se dividiu em duas fases, sendo a primeira fase a abertura com várias palestra, ministradas no auditório da Escola de Tempo Integral  Pe. Josimo Tavares e a segunda fase sendo oficinas que aconteceram na Faculdade Católica.

Na abertura o Dirigente Municipal da educação de Palmeirópolis, presidente da Undime/Tocantins, Bartolomeu Moura, destacou que essa é a mais importante etapa na vida escolar e social da criança.  “É o momento que ela/ele se depara com um novo mundo, é como se a criança estivesse nascendo, rompendo o cordão umbilical, as primeiras semanas é de choro e lamentações. Ressaltamos sempre, que a criança protagonista nessa etapa do processo educacional, devemos lembrar sempre que as etapas não podem ser suprimidas”, exemplificou Bartolomeu.

Durante seu momento de fala o presidente abordoou sobre as eleições municipais, reforçando que os dirigentes que irão pleitear cargo politico, fiquem atentos quanto às datas de desincompatibilização, sendo para prefeito e vice-prefeito (até dia 04/06/2020) e para vereador (04/04/2020).

A PEC 15/2015 (Novo Fundeb) também foi pautado durante o encontro. A vigência do Fundeb 11.494/2009, encerra dia 31/12/2020. Sendo esse o principal e único mecanismo que mantem a educação publica do país. Nesse sentido faço o chamado para todos envolvidos no processo (ou não ) educacional para uma mobilização em prol da aprovação.

A proposta inicial apresentada é que a união aumentasse a complementação de 10% para 40%, sendo 15% no próximo ano, 2021, e cada ano 1,5% ate chegar 40%.

Após debate na câmara, a proposta final ficou. A união entrará com complementação de 20%, escalonada da seguinte forma:

  • Caso a proposta seja aprovada como está, o aumento irá para 15% em 2021.
  • Aumentar um ponto percentual por ano até chegar em 20% em 2026.

Para a Dirigente Municipal de Educação de Lajeado, Luiza Rodrigues de Souza Brasileiro, o seminário é de grande importância para os municípios. “A UNDIME como sempre atendendo às necessidades dos municípios. O Seminário refletiu a realidade e os anseios dos profissionais da educação. Tanto as palestras quanto às oficinas foram essencialmente importantes e significativas, mas gostaria de dar um destaque para as oficinas práticas, que foi um diferencial, que proporcionou aos profissionais maior segurança para atuar dentro de seus municípios” destacou a dirigente.

Noelia Mantezuma de Oliveira, professora da Educação Infantil de Mateiros enfatizou o valor do Seminário. “E uma janela de oportunidade única para o desenvolvimento do professor. O professor pode trabalhar com as crianças em sala de aula pegando como pressupostos conhecimentos adquiridos no seminário. Uma parte muito interessante e atual que foi discutido foi a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que esta aí no nosso cotidiano e precisamos efetivar nosso conhecimento”, destacou Noelia.


Parceria institucional