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19/11/2025 Undime TO

RCT realiza Seminário de Encerramento das Atividades Formativas de 2025 em Palmas

O Programa Interinstitucional Rede ColaborAção Tocantins (RCT) realizou, nos dias 11 e 12 de novembro, em Palmas/TO, o Seminário de Encerramento das atividades formativas de 2025, reunindo representantes das instituições parceiras, dirigentes municipais, gestores, técnicos e equipes pedagógicas de diversos municípios. O tema central desta edição foi: “Plano Municipal de Educação: articulação do Sistema Municipal de Educação, referência para políticas públicas e garantia do direito à educação e à aprendizagem.”

A cerimônia de abertura ocorreu no Auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), das 8h às 12h, e contou com apresentação cultural conduzida pelo Pró-reitor de Extensão da UFT, Me. Bruno Barreto.

Em seguida, foi composta a Mesa de Honra com representantes das instituições que integram a RCT:

  • Prof. Dr. Leonardo Victor dos Santos, Coordenador Geral da RCT
  • Ma. Elaine Aires, Coordenadora do EducaTO/RCT
  • Profa. Dra. Rosilene Lagares, Coordenadora do PRISME/RCT
  • Prof. Humberto Castilho, Presidente da Undime Tocantins
  • Prof. Hércules Jackson, Secretário Estadual de Educação do Tocantins
  • Profa. Dra. Valdirene de Jesus, Pró-reitora de Graduação da UFT
  • Susley Alburquerque Cerqueira, Prefeita de Novo Jardim, representando a ATM
  • Leda Regina Bittencourt da Silva, Secretaria de Educação Básica do MEC
  • Profa. Jucylene Borba, representando a Senadora Dorinha Seabra

Durante seu discurso, o Coordenador Geral da RCT, Prof. Dr. Leonardo Victor, enfatizou que “a Rede não é constituída por instituições em seu sentido abstrato, mas por sujeitos concretos que pesquisam, produzem e disseminam conhecimento para apoiar as redes e sistemas municipais de educação.”

Já o Presidente da Undime Tocantins, Prof. Humberto Castilho, destacou a relevância da RCT para a educação básica no estado: “A Rede tem sido muito importante para a gestão da educação municipal e para a qualificação dos profissionais de educação.

Na oportunidade os representantes das instituições parceiras assinaram o protocolo de intenção para continuidade da Rede Colaboração Tocantins.

Debate sobre o Sistema Nacional de Educação

A programação contou com a mesa-redonda “Sistema Nacional de Educação (SNE): entre a Lei e a Realidade – Desafios da Coordenação Federativa e o Papel dos Municípios”, mediada pela Profa. Dra. Rosilene Lagares (UFT).Tendo como debatedoras da temática a Profa. Me. Leda Regina Bittencourt da Silva, Coordenadora de Formação da SEB/MEC e a Profa. Dra. Miriam Fábia Alves (UFG), Presidenta da Associação Nacional de

Pós-graduação e Pesquisa em Educação – Anped, para discutir as possibilidades e avanços da Lei Complementar nº 220, de 31 de outubro de 2025, que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE). A professora Leda apresentou o contexto histórico sobre a luta histórica para criação do SNE e o papel do MEC como articulador para implementação do regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, visando a elaboração e implementação de políticas, programas e projetos educacionais, de forma integrada e inclusiva para garantia do direito à educação e à aprendizagem para todas as pessoas, em todos os níveis, etapas e modalidades.

Em sua fala, a Dra. Miriam Fábia destacou o histórico de luta da ANPED e outras entidades como ANPAE, ANFOPE, FORUNDIR, FNE em prol dos avanços para constituição do Sistema Nacional de Educação que garanta uma educação pública, com gestão pública, inclusiva, emancipatória, laica e de qualidade social.

 

Rede colaboração Tocantins (rct): seis anos fortalecendo a educação municipal

Criada em 2020, em meio aos desafios da pandemia, a RCT consolidou-se como um programa interinstitucional robusto, envolvendo:

  • Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Undime Tocantins
  • Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO)
  • Secretaria Estadual de Educação (Seduc-TO)
  • Associação Tocantinense dos Municípios (ATM)
  • Secretaria de Educação Básica do MEC (apoio e financiamento)

A Rede desenvolveu processos contínuos de formação, acompanhamento, monitoramento e avaliação, contribuindo significativamente para a organização dos sistemas municipais de educação e para o fortalecimento da autonomia das redes de ensino.

Objetivos e eixos de atuação

A RCT tem como foco:

  • formação continuada de profissionais da educação;
  • fortalecimento das gestões municipais;
  • monitoramento e avaliação de políticas educacionais;
  • apoio à institucionalização dos sistemas municipais de ensino;
  • fortalecimento dos Planos Municipais de Educação;
  • melhoria das práticas pedagógicas e das aprendizagens.

Essas ações se estruturam em dois grandes programas: PRISME e EducaTO.

PRISME/RCT

Voltado ao fortalecimento dos Sistemas Municipais de Ensino, o PRISME desenvolve formação continuada, acompanhamento, consultorias técnicas, produção de materiais e metodologia para monitoramento dos PMEs.

Desde 2022, consolidou equipes, metodologias e mecanismos de avaliação e supervisão, ampliando significativamente o alcance do programa.

EducaTO

Focado na prática pedagógica, na recomposição das aprendizagens e na formação docente, o EducaTO organiza-se nos projetos AlfabeTO, DireiTO e GesTO, atuando em diversas modalidades: educação infantil, campo, indígena, quilombola, multisseriada, EJA, anos iniciais e finais do ensino fundamental, educação especial e AEE.

Metodologia de trabalho

A RCT articula:

  1. Formação continuada híbrida e presencial
  2. Acompanhamento técnico periódico
  3. Monitoramento e avaliação dos municípios
  4. Plataformas tecnológicas (como o AVNEI)
  5. Produção de materiais técnico-científicos
  6. Ação intersetorial para garantia de direitos

Resultados alcançados (2020–2025)

Entre os principais avanços estão:

  • atendimento anual a mais de 100 municípios;
  • milhares de profissionais formados;
  • fortalecimento das comissões dos PME;
  • produção de dossiês, coletâneas e cadernos técnicos;
  • organização curricular e recomposição das aprendizagens;
  • ampliação das redes intersetoriais de apoio;
  • criação de metodologias de monitoramento educacional;
  • fortalecimento das modalidades específicas de ensino;
  • ampliação da capacidade de gestão dos municípios.

 

Encerramento

O Seminário reafirmou o compromisso da RCT com o fortalecimento da educação municipal, a valorização dos profissionais e o desenvolvimento de políticas públicas sólidas, integradas e colaborativas. A Rede ColaborAção Tocantins segue como referência em gestão, formação e acompanhamento educacional, contribuindo para a garantia do direito à educação e para a consolidação do regime de colaboração no estado.


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