Você está aqui: Página Inicial > Undime Tocantins assina protocolo de intenções para prevenir e combater a violência em instituições de ensino

Todas as notícias Categorias

17/06/2024 Undime TO

Undime Tocantins assina protocolo de intenções para prevenir e combater a violência em instituições de ensino

 Presidente da Undime Tocantins, Luisa Brasileiro, também assinou o protocolo de intenções

Na última semana, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Tocantins (Undime/TO), participou no auditório do Ministério Público do Tocantins (MPTO), em Palmas, de um significativo encontro entre profissionais da educação e da segurança pública. O evento marcou o início do curso "Promoção da Cultura da Paz e Prevenção da Violência nos Contextos Escolares", parte do projeto "Caminhos para Proteção: Chega de Violência nas Escolas". O projeto visa enfrentar um dos maiores desafios das escolas contemporâneas: a violência.

O evento, iniciado na última terça-feira (11), ofereceu uma capacitação sobre o tema e foi fruto de uma colaboração entre o Ministério Público e a Secretaria Estadual da Educação para fomentar ambientes escolares mais seguros e pacíficos.

Durante a cerimônia de abertura do curso, foi assinado um protocolo de intenções para prevenir e combater a violência e promover a cultura da paz nas escolas. O documento visa implementar medidas efetivas para garantir a segurança e o bem-estar de alunos e profissionais da educação, formalizando também a criação de um Comitê Gestor Permanente encarregado de desenvolver estratégias de combate à violência escolar.

A Undime Tocantins esteve representada por sua presidente, Luisa Brasileiro, que assinou o protocolo de intenções. Sua participação destaca o compromisso da Undime/TO com a promoção de um ambiente escolar seguro e pacífico.

A assinatura também oficializa o projeto "Caminhos para Proteção: Chega de Violência nas Escolas", que busca não apenas enfrentar a violência nas escolas, mas também fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente, promovendo um ambiente escolar seguro e pacífico.

Parceria institucional contra a violência nas escolas

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, foi representado pela primeira-dama Karynne Sotero, que parabenizou a iniciativa e manifestou seu desejo de participar do comitê gestor a ser constituído.

Representando o procurador-geral de Justiça, o promotor Abel Leal ressaltou a importância de debater o ambiente escolar de forma diversa, dentro de um projeto que visa fortalecer a atuação ministerial no enfrentamento de problemas que contribuem para a evasão escolar, como criminalidade, uso de drogas, bullying, violência física, psicológica e sexual, além de negligência e cyberbullying. “A violência nas escolas é um tema que atinge a todos e pede providências urgentes, pois impacta diretamente estudantes, professores, família e comunidade”, afirmou.

O promotor titular da Promotoria Regional da Educação, Benedicto Guedes, destacou a educação como uma ferramenta essencial para construir uma sociedade mais justa e pacífica, reforçando a necessidade de capacitar os profissionais da educação para enfrentar os desafios do ambiente escolar. “Ao final deste curso, a expectativa é que todos os envolvidos estejam mais preparados e comprometidos com a missão de transformar as escolas em espaços de convivência pacífica e desenvolvimento pleno”, disse.

Signatários do protocolo de intenções

Além do Ministério Público e da Undime/TO, o protocolo foi assinado por representantes da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), do Conselho Estadual da Educação do Tocantins (CEE-TO), da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP), e das Polícias Civil (PC) e Militar (PM).


Parceria institucional