Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Rede ColaborAção Tocantins promove o II Encontro Presencial do Projeto EducaTO

Todas as notícias Categorias

18/03/2023 Undime TO

Rede ColaborAção Tocantins promove o II Encontro Presencial do Projeto EducaTO

A Rede Colaboração Tocantins (RCT), por meio do Projeto EducaTO, realizou nos dias 16 e 17 de março, o II Encontro Presencial, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas.

O evento teve como tema, "Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico e do Processo Ensino-Aprendizagem", e contou com a participação de 450 profissionais da rede municipal de educação do estado do Tocantins.

Participaram da abertura do evento o coordenador-geral da Rede Colaboração Tocantins, Leonardo Victor, a presidente da União de Dirigentes Municipais do Tocantins (Undime-TO), Francinete Ribeiro, a Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Tocantins, Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem, que no ato representou o Reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, a Profa. Elaine Ayres, coordenadora do projeto EducaTO, e o prefeito de Dois Irmãos, Geciran Saraiva Silva, representando o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges.

Estiveram ainda na abertura, a superintendente de Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Celestina Maria Souza, representando o Secretário de Estado da Educação, Fabio Vaz, a secretária executiva da Undime-TO, Rute Soares, representando a profa. dra. Rosilene Lagares, coordenadora do programa PRISME da RCT, representando o procurador geral de Justiça do Tocantins (MPE), Luciano Casaroti, a Sra. Adelaide Gomes de Araújo Franco.

O Projeto EducaTO tem o compromisso de promover formação continuada de professores que atuam na Educação Infantil (pré-escola), Ensino Fundamental (anos iniciais) e Educação do Campo, Indígena e Quilombola, na perspectiva dos processos de gestão e práticas pedagógicas para o fortalecimento da aprendizagem, bem como desenvolver metodologia de acompanhamento e monitoramento específica para o Processo de Gestão Pedagógica.

De acordo com o coordenador geral da RCT, Leonardo Victor, o encontro constitui-se como procedimento metodológico do projeto, e visa realizar momento formativo de interação, reunião técnica, oficinas pedagógicas e desenvolvimento de metodologia de acompanhamento e monitoramento para o fortalecimento da aprendizagem de estudantes da educação básica no estado do Tocantins.

A presidente da Undime Tocantins, Francinete Ribeiro, explicou sobre a Rede de Colaboração e seus parceiros. "A RCT trabalha em regime de colaboração. Pensamos e buscamos cada parceria pensando na melhor forma de fazer juntos um trabalho colaborativo pela melhoria da educação", enfatizou a presidente. Francinete destacou também o trabalho da Undime-TO, "a Undime cumpre mais uma vez o seu papel, que é promover formações e criar condições para que os Dirigentes e Técnicos Municipais de Educação passem pela formação e possam aperfeiçoar seus trabalhos nos municípios", concluiu.


Parceria institucional