18/05/2018 Undime TO

Todas as notícias Categorias

Estruturação do currículo territorial do Tocantins, segundo a BNCC, está em andamento

 

Em reunião, na manhã desta sexta-feira (18), coordenadores, redatores e interlocutores desenvolveram o trabalho de leitura, correção e adaptação dos textos que estão sendo construídos para o currículo territorial a ser implementado no Tocantins. Eles foram elaborados por pequenos grupos de professores escolares e universitários, orientadores, supervisores, gestores, além de representantes da diversidade do estado, como profissionais quilombolas e indígenas. 

“Tivemos toda essa preocupação em trazer pessoas que estão envolvidas com a Educação Infantil no estado, buscando assim, formular um documento que realmente venha atender as necessidades do Tocantins, sem esquecer as especificidades características do território, promovendo inclusão e garantindo-as", afirmou Jardilene Gualberto, coordenadora da etapa da Educação Infantil no Tocantins. Segundo ela, o trabalho que está sendo feito é bem satisfatório, apesar do prazo reduzido estipulado pelo cronograma do MEC.

Os coordenadores acreditam que os currículos estejam bem adiantados e que, em breve, ele estará disponível para o público na plataforma do MEC para consulta, onde todos os cidadãos tocantinenses terão a oportunidade de conhecer a prévia deste documento, podendo contribuir com opiniões, que passarão por análises e possíveis alterações.

A construção do currículo territorial, que garanta os seis direitos de aprendizagem – brincar, participar, conviver, explorar, expressar-se e conhecer-se – e que assegure, sobre tudo, uma Educação Infantil de qualidade, que seja baseado na vivência e nas experiências das crianças, com equilíbrio e afetividade, é um desafio para os coordenadores, no entanto, afirmam que terão êxito no trabalho e plena certeza de que, se não for um dos melhores currículos, estará bem próximo daquilo que se espera em qualidade, respeito e amor pelas crianças.

 

Todas as notícias Todas as categorias