Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime Tocantins realizou o 1° Seminário virtual com o tema: Diálogos sobre a gestão municipal no campo educacional; Gestores Educacionais expõem medidas educacionais de sucesso durante a pandemia e ressaltam os percalços encontrados na gestão durante a pandemia

Todas as notícias Categorias

20/08/2020 Undime TO

Undime Tocantins realizou o 1° Seminário virtual com o tema: Diálogos sobre a gestão municipal no campo educacional; Gestores Educacionais expõem medidas educacionais de sucesso durante a pandemia e ressaltam os percalços encontrados na gestão durante a pandemia

]A UNDIME Tocantins, realizou nos dias 18 e 19 de agosto o 1° Seminário virtual com o tema: Diálogos sobre a gestão municipal no campo educacional, através do seu canal do Youtube. O objetivo do encontro foi refletir sobre gestão educacional e experiências de ensino em tempo de pandemia.

Os expositores que participaram da reunião online dia 18 de agosto: Sebastião Mendes de Sousa, Dirigente Municipal Equipe pedagógica SEMED; Maria Sonia Santos Lima, Coordenadora Geral do Ensino Fundamental da SEMED; Kácia Fonseca Carvalho, Gerente de Direitos Humanos e psicopedagoga na pasta de Ensino Especial da SEMED; Mávia Matias Costa, Coordenadora Geral da Educação Infantil SEMED e Sebastiana Salva Ferreira Araújo, Coordenadora das Escolas do Campo. A equipe de gestores de Guaraí apresentou as medidas educacionais adotadas no município que estão sendo eficazes no seguimento do ano letivo.

Ainda no dia 18, Mayara Paranhos, Articuladora do Conviva no Tocantins, apresentou a Plataforma Conviva Educação que apoia a gestão de forma gratuita dos dirigentes municipais de educação e às equipes técnicas, com conteúdos, ferramentas práticas e uma rede de troca de experiências. Apresentou-se ainda a ferramenta Memorial de Gestão, instrumento de registro, continuidade e legado para apoiar em uma transição republicana. Em seguida os municípios de Paraíso e Aparopema, respectivamente representados por Lizete de Sousa Coelho, Dirigente Municipal de Educação; Maria das Graças Pereira Araújo, Técnica do Conviva da SEMED; Maria Macedo de Araújo, Dirigente Municipal de Educação e Wanderson Gomes da Costa, Técnico do Conviva da SEMED apresentaram a experiência com uso do Conviva e da ferramenta Memorial de Gestão, caucionado a importância do registro para continuidade das políticas públicas de educação.

No segundo dia, o Seminário contou com a participação de Luiza Brasileiro, Dirigente de Educação de Lajeado e com palestra do Professor Paulo Lira, que reside no Ceará, Doutor em Engenharia de Pesca, Mestre em Politicas Publicas em Sociedade e Engenheiro de Pesca.

Paulo Lira abordou a aplicação dos recursos financeiros em tempos de pandemia e o processo de transição do governo municipal. Ele chamou atenção para o encerramento do Censo Escolar 2020 e para o Plano de Ações Articuladas (PAR) 2021-2024. “As receitas escolares de 2021 dependerão do que estiver no censo 2020, então é importantíssimo que todos os fenômenos e percalços encontrados sejam considerados. Para o PAR 2021-2024, todos os municípios brasileiros devem fazer uma avaliação diagnóstica do nível de comprometimento da aprendizagem em razão da paralização das aulas. Nesse momento, esse diagnóstico deve ser prioridade”, ressaltou ele.

Para o presidente da Undime Tocantins, Wesley Lopes, o 1º Seminário Virtual da Undime foi de suma importância para os gestores nesse momento em que estamos vivendo. “É preciso conhecer sobre educação e saber a importância dos profissionais que estão na área, saber a realidade da gestão pública e a legislação que a orienta, além de administrar as peculiaridades dos recursos financeiros. Ainda é preciso saber que o foco dessas ações é o aprendizado. A época em que estamos vivendo é complicada, cheia de empecilhos e dificuldades, que com muito trabalho e esforço, vamos superar. A gestão educacional nunca foi tão complicada, levando em consideração que as aulas presenciais estão suspensas, é incerto o levantamento da eficácia no aprendizado dos alunos. Mas como dito anteriormente, estamos fazendo o melhor que podemos para nos ajustar”, disse ele.

Você pode conferir o seminário completo através dos links

Primeiro dia de Seminário 18 de Agosto

Segundo dia de Seminário 19 de agosto


Parceria institucional