Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime Tocantins promove o IX Seminário de Educação Infantil em Palmas

Todas as notícias Categorias

21/10/2023 Undime TO

Undime Tocantins promove o IX Seminário de Educação Infantil em Palmas

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Tocantins (Undime-TO) realizou o IX Seminário de Educação Infantil para debates e discussões sobre o tema: “Brincadeiras e aprendizagens na educação infantil”. O evento aconteceu nesta quarta e quinta-feira, 18 e 19 de outubro, no Auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas.

Este seminário acontece anualmente e está na 9ª edição. Este ano tem como objetivo capacitar e orientar professores, coordenadores pedagógicos e técnicos municipais da educação infantil para melhor implementação do currículo conforme a BNCC e o DCT.

Participaram do evento mais de 300 pessoas, entre dirigentes municipais de educação, coordenadores pedagógicos, professores e demais profissionais responsáveis pela Educação Infantil dos municípios.

A programação do primeiro dia do Seminário, contou com abertura, apresentações culturais e palestras com os  temas: "Vivências e experiências, organização do espaço escolar a partir dos tempos, espaços, materiais e brincadeiras com intencionalidade pedagógica", com a palestrante Regina Shudo, dediada pema Presidente da Undime-TO, Luiza Brasileiro. "Educação Infantil e a ampliação das oportunidades educacionais - Políticas, Financiamento e Gestão no Município" , palestrante Danilo de Melo, mediado pe DME de Campos Lindos, Humberto. "Brincadeiras como conceito de aprendizagem significativa na Educação Infantil", pelo palestrante Israel Boniek, mediado pela DME de Xambioá, Ana Lúcia. "O compromisso da educação infantil com a alfabetização", com Rita Coelho, Coordenadora Educação Infantil/MEC Media.

Durante seu momento de fala, a presidente da Undime-TO, Luiza Brasileiro, agradeceu a presença de todos e os parceiros do evento, além de ressaltar a importancia do Seminário. "Estamos na 9ª edição do Seminário de Educação Infantil, é primordial discutir e trocar experiências sobre esse tema, pois é o começo da educação, alfabetizar e cuidar da primeira infância é crucial para que nossas crianças se tornem jovens e adultos de sucesso", disse.

O vice-presidente da Undime-TO, Davi Abrantes, reforçou os agradecimetos e completou, "trabalhar a educação infantil é a esperança e a concretização para uma educação de qualidade", disse Davi.

Já no segundo dia de evento foram abordados os seguintes temas nas palestras: "O Papel da Pré-escola no contexto de transição para o ensino fundamental", palestrante Débora de Araújo, mediado pelo DME de Guaraí, Sebastião Mendes. "A intencionalidade do desenvolvimento socioemocional e suas implicações no contexto escola/família",
palestrante Edna Borges, pelo vice-presidente da Undime-TO e DME de Gurupi, Davi Abrantes. "Implementação da BNCC/DCT na Educação Infantil e a garantia dos seis direitos de aprendizagem", palestrante Jardilene Gualberto. Além das palestras aconteceu a apresentação do livro de literatura infantil: "Cheiro de Vó ", autora Fabiana Goulart, com mediação da DME Maria Elenita.

A palestrante Regina Shudo enfatizou durante sua palestra, "precisamos estar atentos, ouvir nossas crianças, ensinar de maneira que elas tenham a curiosidade em aprender".

"A Mesa sobre a Implementação do Documento Currícular do Tocantins e a garantia dos direitos de aprendizagem abordou a importância de materializar o currículo nos municípios tocantinenses, no sentido de fortalecer o trabalho pedagógico que contemple as interações e a brincadeira, bem como assegurar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos bebês e das crianças enquanto sujeitos ativos, históricos e de direitos", falou a palestrante Jardilene Gualberto.

Confira todas as fotos, aqui.


Parceria institucional