Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime apresenta Relatório Brasil da pesquisa sobre as ações das Secretarias Municipais de Educação durante a pandemia da Covid-19; 15 municípios têm previsão de retomada do ensino presencial

Todas as notícias Categorias

24/09/2020 Undime TO

Undime apresenta Relatório Brasil da pesquisa sobre as ações das Secretarias Municipais de Educação durante a pandemia da Covid-19; 15 municípios têm previsão de retomada do ensino presencial

A pesquisa mostra como as secretarias estão lidando com a crise na educação durante a pandemia.

Undime realizou na tarde do dia 22 de setembro a apresentação online do Relatório Brasil da pesquisa sobre as ações das Secretarias Municipais de Educação durante a pandemia da Covid-19 em seu canal na rede YouTube. A apresentação foi conduzida por Luiz Miguel, presidente da Undime Nacional, e por Leda Maria Brandão, delegada da Undime Nacional e coordenadora da regional de Tocantinópolis, que na ocasião representou o presidente da Undime Tocantins, Wesley Lopes.  

A pesquisa foi uma iniciativa da Undime, com apoio do Itaú Social e Unicef, com o intuito de coletar dados sobre como as secretarias estão enfrentando esse momento de crise e suspensão das aulas presenciais para os 183 mil alunos matriculados nas redes de ensino municipais do Estado. Os 139 municípios foram mobilizados a participar da pesquisa entre os dias 07 e 18 de agosto, destes, 137 participaram.  

De acordo com os dados coletados, 92% das secretarias municipais estão realizando atividades não presenciais com os seus alunos, sendo a distribuição de material impresso e aulas gravadas as estratégias mais utilizadas nessa ação. Destas, apenas uma secretaria não está monitorando as atividades não presenciais. 

As redes municipais do Tocantins estão fazendo previsão de retorno e elaborando os protocolos para prevenção de contaminação da Covid-19. Segundo a pesquisa, apenas 15 municípios têm previsão de retomada do ensino presencial, enquanto 122 municípios ainda não podem estabelecer uma estimativa de tempo para realiza-lo. Em termo de matricula, dos 183 mil alunos matriculados, apenas 16 mil retomariam as aulas no ambiente de ensino escolar. As demais secretarias ainda estão desenvolvendo planos de retorno.  

O presidente da Undime Nacional, Luiz Miguel, reforçou que os dados são muito importantes para todos os envolvidos no sistema de ensino, para que todos fiquem por dentro das ações realizadas pelas secretarias e mantenham o laço escola-família-aluno. “Muitas vezes a gente escuta ‘ah, os municípios e nem as escolas estão fazendo algo, as escolas estão todas paradas’. Não. Nós estamos ofertando ensino. Parados estávamos no começo, quando não sabíamos de nada, estávamos em estado de choque. Mas fomos entendendo como lidar com a situação. Muitas pessoas dizem que o ano está perdido, mas não está. Estamos mantendo o ensino a distância, e, gostaria de ressaltar que mais do que nunca é de suma importância o vínculo entre o a unidade de ensino, a família e o aluno, para termos o mínimo de perdas, evitar a evasão escolar”, disse ele. 

Para conferir a apresentação e consultar todos os dados da pesquisa, clique aqui.  


Parceria institucional