Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime Tocantins participa de reunião do Colegiado Ampliado em Brasília

Todas as notícias Categorias

25/01/2023 Undime TO

Undime Tocantins participa de reunião do Colegiado Ampliado em Brasília

A presidente da Undime Tocantins, Francinete Ribeiro, acompanhada da Vice-presidente, Luísa Brasileiro participaram nesta última segunda, 23, e terça-feira, 24, da reunião do Colegiado Ampliado da Undime Nacional.

O Colegiado é formado por dirigentes municipais de educação que integram a diretoria executiva nacional, os presidentes e vice-presidentes das 26 seccionais estaduais e o Distrito Federal. O encontro acontece em Brasília e marca o início das atividades de 2023.

Uma das pautas abordadas foi a Educação Empreendedora, com a realização de oficina por integrantes da equipe do Sebrae, a partir do objetivo de tornar o tema acessível a todos os profissionais da educação e estudantes da Educação Básica da rede pública de ensino, por meio do desenvolvimento de competências empreendedoras, a partir das competências socioemocionais.

A pauta também contemplou um breve relato feito pelos presidente e vice-presidente da Undime sobre as visitas realizadas, na última semana, no Ministério da Educação, nas secretarias de Educação Básica (SEB), de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para além disso, foi lançado o volume 2 do livro da Undime "Educação em movimento: o percurso histórico da BNCC até os novos currículos", cuja edição e publicação é de responsabilidade da Fundação Santillana. Baixe aqui o livro.

Busca Ativa Escolar

A estratégia Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a Undime e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) também foi pauta do encontro.
Mônica Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil; Julia Ribeiro, oficial da Área de Educação do UNICEF no Brasil; e Daniela Rocha Magalhães, oficial de Educação do UNICEF no Brasil estiveram presentes e conversaram com os dirigentes sobre a parceria da Undime com o UNICEF no âmbito da estratégia Busca Ativa Escolar com ações voltadas para o ano de 2023. Falaram sobre ações de mobilização e engajamento, desenvolvimento tecnológico, materiais de apoio e comunicação, apoio técnico aos municípios e ações de advocacy.


Parceria institucional