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26/07/2023 Undime TO

Undime Tocantins participa da instalação do Comitê Estratégico Nacional do Compromisso Criança Alfabetizada

 

?A presidente da Undime Tocantins, Francinete Ribeiro participou, nesta terça-feira (25), da instalação do Comitê Estratégico Nacional do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Cenac) e da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).

O ministro da Educação Camilo Santana deu posse aos membros do Cenac e destacou que a educação é direito constitucional e o engajamento de estados e municípios é essencial para garantir um Brasil alfabetizado.??Participaram desse momento e foram empossados, representando a Undime: Francinete Ribeiro Ferreira Fonseca, DME de Piraquê/TO e presidente da Undime/TO, pelo Norte; Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Sud Mennucci/SP e presidente da Undime, pela região Sudeste; Alessio Costa Lima, DME de Ibaretama/CE e vice-presidente da Undime, pelo Nordeste; Eduardo Ferreira da Silva, DME de Canarana/MT e presidente da Undime Região Centro-Oeste; e Márcia Baldini, DME de Cascavel/PR e presidente da Undime/PR, pela Região Sul. Eles compõem o Cenac pela Undime junto aos suplentes: Osório Luís Figueiredo de Souza, DME de Cachoeiras de Macacu/RJ; Carlos Rubens Araújo, DME de Dois Riachos/AL; João Libânio Cavalcante, DME de Maués/AM; Leonardo Santa Cecília, DME de Catalão/GO; e Maristela Guasselli, DME de Novo Hamburgo/RS.

“A alfabetização das nossas crianças é primordial, e garantir o direito da aprendizagem aos alunos afetados pela pandemia é essencial para que possamos também garantir a qualidade da educação”, falou a presidente da Undime Tocantins, Francinete.

A coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista, também acompanhou a solenidade.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi estabelecido pelo Decreto Nº 11.556, de 12 de junho de 2023 e visa garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental; além de recompor as aprendizagens daquelas afetadas pela pandemia.
?A Undime indicou, ainda, 26 representantes estaduais para integrarem a Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização. O objetivo é que eles sejam articuladores de gestão, formação e mobilização das redes municipais. Os representantes também participaram da solenidade e permanecerão em Brasília, até quinta-feira (27), para o 1º Ciclo Formativo da Renalfa.

Na oportunidade, o presidente da Undime destacou o fato de que a instituição tem participado de vários momentos junto ao MEC, sempre se fazendo presente de maneira propositiva, isto é, no sentido de trazer contribuições do ponto de vista dos dirigentes municipais de educação para que de fato as políticas públicas tenham condições de ser implementadas e executadas nos estados e municípios. Nesse sentido, Garcia elogiou a postura do MEC de construir de maneira colaborativa e afirmou que a Undime está pronta para continuar na defesa da educação com qualidade social e equidade para todas as crianças do Brasil.

A agenda de reuniões continua ao longo da semana. Além de instituir o Comitê Estratégico Nacional do Compromisso Criança Alfabetizada (Cenac) e a Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), no âmbito nacional, a vinda à Brasília dos representantes da Undime contempla a participação na reunião técnica com o Comitê Estratégico Nacional para análise de minutas de portarias e no processo formativo da Renalfa.

O Ciclo Formativo acontece na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e contará com espaços para trabalho colaborativo, reflexões sobre a construção da Política de Alfabetização do Território - gestão e governança desse processo, orientações técnicas para o planejamento e implementação das ações de formação dos profissionais da educação no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, além de abordar o processo formativo no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação, entre outros assuntos referentes ao Compromisso Criança Alfabetizada.


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