Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime participa do lançamento do programa Alfabetiza Mais Tocantins, em Palmas

Todas as notícias Categorias

29/02/2024 Undime TO

Undime participa do lançamento do programa Alfabetiza Mais Tocantins, em Palmas



A Undime Tocantins participou nesta última quarta e quinta-feira, 28 e 29 de fevereiro do lançamento do programa Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada.

O programa tem o desafio de alfabetizar todas as crianças das escolas públicas do Tocantins, até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

A Undime é uma das instituições parceiras do programa e trouxe a participação marcante dos Dirigentes Municipais de Educação e técnicos. “Nós da Undime estamos gratos e felizes por este momento, assumindo o compromisso com a Alfabetização de nossos estudantes. Este é um marco na história da educação de nosso estado, de mãos dadas, governo estadual e municípios em prol da garantia das aprendizagem na idade certa, destacou a presidente da Undime, Luiza Brasileiro.

A meta é atender 78 mil estudantes dos 139 municípios. O evento contou com representantes do Ministério da Educação (MEC), do Instituto de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), além de prefeitos e gestores municipais de educação de todas as regiões do Estado. 

Para implementar o programa, o Governo do Tocantins vai investir R$ 8 milhões em ações desenvolvidas por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e que englobam estratégias como, formação continuada para os profissionais, concessão de bolsas para articuladores e formadores, entrega de material estruturado para professores e estudantes, além de premiação das boas práticas.

Serão beneficiados 56 mil estudantes e 2 mil professores do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e 1.300 professores do 5º ano do Ensino Fundamental. Na Educação Infantil - Pré Escola, serão atendidas 22 mil crianças e cerca de 2.300 professores. 

“No Tocantins, cerca de 50% dos nossos estudantes estão saindo do 2º ano sem estar alfabetizados. E isso é muito grave, porque a não alfabetização na idade certa gera uma tragédia em longo prazo. Com o Alfabetiza Mais Tocantins, as escolas de todos os municípios vão receber o suporte do Governo do Estado, num esforço conjunto para acabar com essa distorção idade-série e poder alfabetizar 100% das crianças das escolas públicas do Tocantins na idade certa, promovendo uma verdadeira transformação na educação tocantinense”, destacou o titular da Seduc, Fábio Vaz.

O governador Wanderlei Barbosa enfatizou que o Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada é uma das ações integradas do PROFE nos municípios, programa macro da rede estadual que busca elevar a qualidade da educação pública no Estado. “A alfabetização é a base de todo o processo de escolarização. Com o Alfabetiza mais, queremos que todas as escolas do Tocantins tenham um ensino de qualidade, na rede estadual e nas redes municipais, independente de condições político-partidárias. Somos um governo de convergência, de coalizão, e juntos vamos chegar a essa meta de ter 100% dos nossos estudantes alfabetizados da forma adequada e consequentemente teremos excelentes índices educacionais”, assegurou.


Parceria institucional