Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > Notícias Undime > Formação do CAEd sobre a implementação do Sistema de Gestão Acadêmica

Todas as notícias Categorias

05/06/2018 Undime TO

Formação do CAEd sobre a implementação do Sistema de Gestão Acadêmica

 

O Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Básica ofereceu a 38 municípios tocantinenses, na manhã desta terça-feira (5), uma capacitação acerca do Sistema de Gestão Acadêmica, plataforma que contemplará todas as escolas de ensino fundamental de parte dos municípios vulneráveis que são atendidos pelo Programa Mais Alfabetização.

O Sistema pretende dar suporte aos municípios fragilizados e apoio às escolas que possuem crianças com o percentual de aprendizadoinsuficiente em leitura e matemática, baseado nos dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2016. Com o apoio do CAEd -Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Universidade Federal de Juiz de Fora, o Ministério da Educação implementará o sistema e avaliará os resultados do seu uso, prezando pela melhoria nos indicadores de alfabetização.

Através do Sistema, as secretarias poderão acompanhar de perto o trabalho nas escolas, uma vez que nele constarão dados importantes, como diários, frequências e conteúdos. Segundo a dirigente municipal de educação de Araguanã, Janea dos Santos, o programa é interessante, porém diz ter dificuldade por parte dos municípios em cumprir o prazo de dez dias para adesão. “Não sabemos como é o cronograma de atendimento, de implantação e capacitação dos envolvidos”, afirma a dirigente.

Janea também salienta o fato de todos os municípios já possuírem um sistema para operar suas atividades, e a adesão ao Sistema de Gestão Acadêmica exigiria quebra de contrato com os demais. “Seria bom que houvesse a oportunidade de mais esclarecimentos em situações de legalização, como a quebra de contrato”, pondera.

 

 


Parceria institucional