15/10/2025 Undime TO
Promovido pela Undime Tocantins, evento reuniu educadores, gestores, especialistas e convidados em um encontro marcado pela reflexão, emoção e valorização do trabalho docente
Durante três dias de intensa programação, o XI Seminário de Educação Infantil, promovido pela Undime Tocantins, reuniu educadores, gestores, especialistas e convidados em um encontro marcado pela reflexão, emoção e valorização do trabalho docente. O evento, que se consolidou como um dos mais importantes espaços de formação continuada para profissionais da primeira infância no estado, teve como objetivo principal fortalecer práticas pedagógicas, discutir políticas públicas e promover o compartilhamento de experiências exitosas das redes municipais.
Primeiro dia – Abertura, cultura e reflexões sobre práticas pedagógicas
O seminário teve início na tarde de quarta-feira (8) com o credenciamento dos participantes, seguido por uma apresentação cultural da Orquestra Intergeracional de Papel, composta por crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Amâncio José de Moraes e acadêmicos da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins, um momento de celebração e reconhecimento dos professores que atuam na educação infantil. A emoção tomou conta do público, reforçando o papel da arte e da expressão na formação das crianças. Em seguida, foi realizada a composição da mesa de autoridades, com representantes da Undime/TO, do MEC e de instituições parceiras.
Na sequência, as professoras Ma. Andrea Carla e Dra. Rita Coelho (MEC) ministraram a palestra “O papel da Educação Infantil na Alfabetização”. O momento trouxe reflexões sobre a importância de compreender a alfabetização como um processo que começa na primeira infância, com base na escuta, nas interações e nas experiências significativas das crianças.
O primeiro dia encerrou-se com um clima de entusiasmo e troca de ideias entre os participantes, que compartilharam impressões e expectativas sobre os debates que viriam.
Oralidade, leitura, escrita e habilidades socioemocionais
Na manhã de quinta-feira (9), a programação teve início com a palestra “Alfabetização na Primeira Infância: oralidade, leitura e escrita”, ministrada pela Profa. Dra. Maria Carmem Silveira (UFRGS). A convidada destacou a importância da linguagem como eixo estruturante da alfabetização e do desenvolvimento cognitivo das crianças pequenas.
Após o intervalo, a Profa. Dra. Catarina Carneiro (UFPE) conduziu a palestra “Habilidades socioemocionais na Educação Infantil”, ressaltando o papel do afeto, da empatia e da escuta ativa na formação integral das crianças. As reflexões da manhã inspiraram os educadores a repensar suas práticas e olhar para o desenvolvimento infantil de forma mais sensível e acolhedora.
Durante a tarde, a Profa. Ma. Ivanilde Moreira, consultora educacional, apresentou a palestra “Os campos de experiências e as interfaces com a leitura”, abordando a leitura como um caminho de imaginação, descoberta e ampliação de repertórios.
Logo após o intervalo, a Profa. Dra. Minéia Fratelli, articuladora estadual do CNCA/Undime-SP, conduziu a palestra “Os marcos legais e a prática pedagógica da Educação Infantil”. Ela destacou a importância da BNCC e dos direitos de aprendizagem para o planejamento e o acompanhamento do desenvolvimento das crianças na primeira infância.
O segundo dia encerrou-se com um ambiente de integração e troca, onde o conhecimento e a alegria caminharam lado a lado, em um verdadeiro encontro de educadores comprometidos com o futuro.
Inclusão, práticas pedagógicas e encerramento com premiações
Na manhã de sexta-feira (10), o evento teve início com uma apresentação cultural emocionante do projeto Doceduca Formação Continuada, que encantou o público presente. O grupo, formado por professores e formadores da rede municipal de Palmas, apresentou uma performance que simbolizou o compromisso e a sensibilidade dos educadores que atuam na Educação Infantil, traduzindo em arte o papel transformador da docência.
Em seguida, a Profa. Ma. Laila Cristine ministrou a palestra “Docência e Autismo: estratégias para promover o desenvolvimento na primeira infância”. A educadora apresentou reflexões profundas sobre práticas inclusivas, destacando o papel da docência no acolhimento e no estímulo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Após o intervalo, foi realizada uma roda de troca de experiências entre professoras de diferentes municípios:
- Palmas: Profa. Ma. Priscila Machado;
- Araguaína: Profa. Esp. Gercivane Barbosa e Profa. Ma. Nádya Reis;
- Paraíso do Tocantins: Profa. Érica Cláudia.
Cada uma compartilhou práticas pedagógicas desenvolvidas nas creches e pré-escolas de suas redes, mostrando resultados concretos e inspiradores sobre o trabalho com as crianças.
O evento foi encerrado com premiações e homenagens realizadas em parceria com empresas e instituições que apoiam a Undime Tocantins. Também houve apresentações artísticas, reforçando o caráter humano e afetivo do seminário.
O XI Seminário de Educação Infantil da Undime Tocantins encerrou-se deixando uma marca profunda de aprendizado, união e valorização dos profissionais da educação. Durante os três dias de evento, foi possível vivenciar uma verdadeira imersão em temas essenciais para o fortalecimento da primeira infância com palestras, trocas de experiências, apresentações culturais e momentos de reconhecimento.
Gratidão e parcerias
A Undime Tocantins agradeceu a presença de todos os educadores e dirigentes municipais, além das parcerias que tornaram o evento possível: Desk, Multiversos das Letras, Minart Móveis, MegaSoft, Ergon Sistema e Aprende Brasil e Ferraz Eventos. Essas instituições acreditam na educação como instrumento de transformação e contribuíram para o sucesso do seminário.
As fotos dos três dias do evento estão disponíveis no Drive!
Acesse aqui e confira todos os registros do XI Seminário de Educação Infantil da Undime/TO.
Fonte e fotos: Undime Tocantins
Promovido pela Undime Tocantins, evento reuniu educadores, gestores, especialistas e convidados em um encontro marcado pela reflexão, emoção e valorização do trabalho docente Durante três dias de intensa programação, o XI Seminário de Educação Infantil, promovido pela Undime Tocantins, reuniu educadores, gestores, especialistas e convidados em um encontro marcado pela reflexão, emoção e valorização do trabalho docente. O evento, que se consolidou como um dos mais importantes espaços de formação continuada para profissionais da primeira infância no estado, teve como objetivo principal fortalecer práticas pedagógicas, discutir políticas públicas e promover o compartilhamento de experiências exitosas das redes municipais. Primeiro dia – Abertura, cultura e reflexões sobre práticas pedagógicas O seminário teve início na tarde de quarta-feira (8) com o credenciamento dos participantes, seguido por uma apresentação cultural da Orquestra Intergeracional de Papel, composta por crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Amâncio José de Moraes e acadêmicos da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins, um momento de celebração e reconhecimento dos professores que atuam na educação infantil. A emoção tomou conta do público, reforçando o papel da arte e da expressão na formação das crianças. Em seguida, foi realizada a composição da mesa de autoridades, com representantes da Undime/TO, do MEC e de instituições parceiras. Na sequência, as professoras Ma. Andrea Carla e Dra. Rita Coelho (MEC) ministraram a palestra “O papel da Educação Infantil na Alfabetização”. O momento trouxe reflexões sobre a importância de compreender a alfabetização como um processo que começa na primeira infância, com base na escuta, nas interações e nas experiências significativas das crianças. O primeiro dia encerrou-se com um clima de entusiasmo e troca de ideias entre os participantes, que compartilharam impressões e expectativas sobre os debates que viriam. Oralidade, leitura, escrita e habilidades socioemocionais Na manhã de quinta-feira (9), a programação teve início com a palestra “Alfabetização na Primeira Infância: oralidade, leitura e escrita”, ministrada pela Profa. Dra. Maria Carmem Silveira (UFRGS). A convidada destacou a importância da linguagem como eixo estruturante da alfabetização e do desenvolvimento cognitivo das crianças pequenas. Após o intervalo, a Profa. Dra. Catarina Carneiro (UFPE) conduziu a palestra “Habilidades socioemocionais na Educação Infantil”, ressaltando o papel do afeto, da empatia e da escuta ativa na formação integral das crianças. As reflexões da manhã inspiraram os educadores a repensar suas práticas e olhar para o desenvolvimento infantil de forma mais sensível e acolhedora. Durante a tarde, a Profa. Ma. Ivanilde Moreira, consultora educacional, apresentou a palestra “Os campos de experiências e as interfaces com a leitura”, abordando a leitura como um caminho de imaginação, descoberta e ampliação de repertórios. Logo após o intervalo, a Profa. Dra. Minéia Fratelli, articuladora estadual do CNCA/Undime-SP, conduziu a palestra “Os marcos legais e a prática pedagógica da Educação Infantil”. Ela destacou a importância da BNCC e dos direitos de aprendizagem para o planejamento e o acompanhamento do desenvolvimento das crianças na primeira infância. O segundo dia encerrou-se com um ambiente de integração e troca, onde o conhecimento e a alegria caminharam lado a lado, em um verdadeiro encontro de educadores comprometidos com o futuro. Inclusão, práticas pedagógicas e encerramento com premiações Na manhã de sexta-feira (10), o evento teve início com uma apresentação cultural emocionante do projeto Doceduca Formação Continuada, que encantou o público presente. O grupo, formado por professores e formadores da rede municipal de Palmas, apresentou uma performance que simbolizou o compromisso e a sensibilidade dos educadores que atuam na Educação Infantil, traduzindo em arte o papel transformador da docência. Em seguida, a Profa. Ma. Laila Cristine ministrou a palestra “Docência e Autismo: estratégias para promover o desenvolvimento na primeira infância”. A educadora apresentou reflexões profundas sobre práticas inclusivas, destacando o papel da docência no acolhimento e no estímulo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Após o intervalo, foi realizada uma roda de troca de experiências entre professoras de diferentes municípios:- Palmas: Profa. Ma. Priscila Machado;- Araguaína: Profa. Esp. Gercivane Barbosa e Profa. Ma. Nádya Reis;- Paraíso do Tocantins: Profa. Érica Cláudia. Cada uma compartilhou práticas pedagógicas desenvolvidas nas creches e pré-escolas de suas redes, mostrando resultados concretos e inspiradores sobre o trabalho com as crianças. O evento foi encerrado com premiações e homenagens realizadas em parceria com empresas e instituições que apoiam a Undime Tocantins. Também houve apresentações artísticas, reforçando o caráter humano e afetivo do seminário. O XI Seminário de Educação Infantil da Undime Tocantins encerrou-se deixando uma marca profunda de aprendizado, união e valorização dos profissionais da educação. Durante os três dias de evento, foi possível vivenciar uma verdadeira imersão em temas essenciais para o fortalecimento da primeira infância com palestras, trocas de experiências, apresentações culturais e momentos de reconhecimento. Gratidão e parcerias A Undime Tocantins agradeceu a presença de todos os educadores e dirigentes municipais, além das parcerias que tornaram o evento possível: Desk, Multiversos das Letras, Minart Móveis, MegaSoft, Ergon Sistema e Aprende Brasil e Ferraz Eventos. Essas instituições acreditam na educação como instrumento de transformação e contribuíram para o sucesso do seminário. As fotos dos três dias do evento estão disponíveis no Drive!Acesse aqui e confira todos os registros do XI Seminário de Educação Infantil da Undime/TO. Fonte e fotos: Undime Tocantins