Você está aqui: Página Inicial > Notícia > A Undime/TO parabeniza e homenageia os finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa

Todas as notícias Categorias

13/12/2019 Undime TO

A Undime/TO parabeniza e homenageia os finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa

 

Na última segunda-feira, 09, aconteceu em São Paulo a cerimônia de premiação da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro. O local do evento foi um imponente edifício histórico, da Estrada de Ferro Sorocabana que abriga, atualmente, a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

O evento, que marcou o fim da 6ª edição do concurso, teve muita emoção, surpresas e atividades culturais, além do tão esperado anúncio dos 28 alunos vencedores e seus professores, selecionados pela Comissão Julgadora na Etapa Nacional do dia 5/12.

O concurso consiste na produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país e conta com a iniciativa do Ministério da Educação, do Itaú Social e da coordenação técnica do CENPEC Educação, integrando ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. O tema de 2019 foi “LUGAR ONDE VIVO", que proporcionou aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundou o conhecimento com a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime/TO) parabeniza e homenageia os finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa. A UNDIME acredita no potencial dos estudantes e no compromisso dos gestores na formação cidadã.

Os finalistas o quais representaram o Tocantins foram: Jacy Alves de Barros, Arraias; Ana Beatriz Rodrigues Paes, da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, Palmas; Yêda Maria Oliveira Aguiar, da Escola Municipal Ayrton Senna, Pequizeiro; Luiz Eduardo Pereira da Silva, da Escola Estadual Joaquim Francisco de Azevedo, Taipas do Tocantins; Rafael Caxàpêj Krahô, da Escola Estadual Indígena 19 de Abril, Goiatins; Ioneide Ferreira de Souza, do Colégio Estadual Professora Joana Batista Cordeiro, Arraias; Ludimila Carvalho dos Santos, Ana Maria de Brito e Jannine Ferreira, as três da Escola Estadual Marechal Costa e Silva, de Muricilâdia.

A estudante Allanis concorreu na categoria crônica com o texto “Operação Cinderela”, e a estudante Ana Beatriz participa com a produção “Sempre em busca de luz”. Na categoria Poema, representou o Tocantins, a estudante Yêda Maria, com o texto “Cidade do Tesouro” e em Memórias Literárias o representante é Luiz Eduardo, com o texto “O pequi nosso de cada dia”.

Na categoria Artigo de Opinião, o Tocantins contou com dois representantes, Rafael Krahô, com a produção “Meu lugar é um pulmão verde no meio da imensidão acinzentada” e a estudante Ioneide  com o texto “A poluição dos rios no Mimoso: tudo vale a pena em nome do progresso?”. E na categoria Documentário, receberam destaques com o vídeo intitulado “O nosso passado é que fez nosso presente e está preparando o nosso futuro”, as alunas Ludimila, Ana Maria e Jannine, que são da Comunidade Quilombola Dona Juscelina, de Muricilândia.

“Eu acredito que a Olimpíada de Língua além de ensinar os alunos a ler e escrever, também é uma oportunidade de conviver com novas pessoas e novas culturas. Um grande aprendizado”, afirmou a aluna Yêda Maria, do município de Pequizeiro-TO.

Acompanharam os estudantes, as professoras Alessandra Barbosa Silva Resende e Elaine Cardoso de Sousa, ambas de Arraias, Marilda Belisário da Silva Ribeiro, de Palmas, Cleide Sonia Dutra Souza Pereira, de Pequizeiro, Rosana Ribeiro dos Santos, de Taipas, Deuzanira Lime Pinheiro, de Goiatins, e Fabiana Martins Ferreira Braga, de Muricilândia.

A professora da Escola Beatriz Rodrigues de Palmas, Marilda Belisário, falou sobre a importância do incentivo para a participação dos alunos em iniciativas como a Olimpíadas de Língua Portuguesa. “A participação nas Olimpíadas de Línguas é muito importante, é um meio de darmos oportunidade para os alunos aflorar e desenvolver suas idéias”, concluiu a professora.


Parceria institucional