18/02/2019 Undime TO

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Resumo das Palestras e Oficinas do VI Seminario de Educação Infantil Undime/TO

PRÁTICAS E INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANÇAS LEITORAS E AUTORAS 

Prof.ª: Darilene Paiva Lima Licenciada em Pedagogia e Gestão Escolar, pela Universidade Estadual do Goiás – UEG, especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Professora da Rede Municipal de Palmas desde 2010, Supervisora no CMEI Sementes do Amanhã desde 2013, atuou como formadora do PNAIC em Linguagem e Alfabetização matemática, nos anos de 2013/2018. Participou do Seminário Estadual da Base Nacional Comum (2016), colaborou na construção do Documento Curricular do Tocantins na Educação Infantil no ano de 2018. 

METODOLOGIA

Reflexão e Ação: Roda de conversa para iniciar os diálogos sobre o tema, atividades práticas com abordagens de leitura e escrita na Educação Infantil, explanar e pontuar abordagens de leitura e produção da escrita, identificar níveis de escrita na educação infantil. 

RESUMO

Esta oficina vem dialogar com vivências e experiências alinhadas aos Campos de experiência e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC, em interações que valorizem culturas escritas e orais, em práticas pedagógicas dos professores de

Educação Infantil, de forma que a criança seja sujeito de produção dessas

culturas, assim como autoras. Explorando a oralidade, a argumentação e a leituracomo parte da rotina no contexto de exploração de diferentes linguagens, como por exemplo: os projetos, cantos de interesse, territórios de aprendizagem e ateliês. 

 

OFICINA: BRINQUEDOS NÃO ESTRUTURADOS: O BRINCAR COM SIGNIFICADO. 

Prof.ª. Esp.  Evelyn Santos - Semed/Palmas, graduada em Pedagogia, com habilitação em Supervisão Escolar e docência da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Mestranda em Ensino em Ciências e Saúde. Experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino na Educação da Infância. Pesquisadora e formadora de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, abordando principalmente os seguintes temas: Educação Infantil, Infâncias, Alfabetização, Letramento, atuando em redes públicas de ensino de todo o estado do Tocantins. Atualmente, Técnica de Referência na Semed/Palmas responsável pela área pedagógica dos CMEIS. 

METODOLOGIA

Contextos lúdicos para serem explorados pelos educadores; discussões em grupo; explanação do conteúdo, por meio, apresentação em slides e vídeos. 

RESUMO

Diferente do brinquedo convencional esses materiais trazem um desafio de criar, de inventar e a criança vivencia um ambiente que convida a investigar, a pesquisar, a refletir sobre o objeto e as possibilidades de ação sobre ele.

O uso destes materiais propicia a construção de espaços, tempos e brincadeiras na rotina das crianças, levando-se em consideração o que pensam, sentem, desejam e interagem. Através desses materiais elas agem e pensam, modificam seu uso, os transformam resinificando dessa maneira o mundo que as rodeia. Usam o jogo simbólico para se colocar no lugar do outro, viver papéis diferentes e assim conhecer e respeitar a diversidade e outros pontos de vista. O mesmo material pode ser apresentado de diversas formas para as crianças e assim criar uma infinidade de brincadeiras.

Nessa oficina você aprenderá quais são esses brinquedos e como a ação do professor pode possibilitar aprendizagens significativas em consonância com a BNCC.

 

OFICINA: BRINCANDO COM A MATEMÁTICA: TÃO ATRAENTE QUANTO ÀS OUTRAS CIÊNCIAS 

Prof.ª. Esp.  Goaindira Clementes, professora da Rede Municipal de Palmas, graduada em Matemática, Membro do GT (grupo de trabalho) – (Re)elaboração do Referencial Pedagógico de Palmas – TO. 

METODOLOGIA

De forma expositiva, dialogada e prática. Será exposto varias formas de explorar a matemática, através da musica, historia, jogos e brincadeiras,  com momentos práticos, onde os educadores poderão brincar e descobrir uma matemática divertida, alegre e descontraída, aprender fazendo, para que possam ter como exemplo de um fazer matemático que  gere um aprendizado sem sofrimento, tanto na infância como em sua vida futura. Ao final da Oficina terá disponível um tempo para dialogar com os participantes e tirar as eventuais dúvidas. 

RESUMO

A Oficina “BRINCANDO COM A MATEMATICA – TAO ATRAENTE QUANTO AS OUTRAS CIENCIAS, tem como objetivo  refletir sobre a importância  da  Matemática, pois é uma ciência que nos acompanha desde cedo. Ainda pequenos aprendemos a contar nossa idade, familiares, memorizar regras de jogos, entre outras coisas. Para tanto, a proposta fundamenta-se em discutir e destacar a importância do ensino de Matemática através do lúdico, o qual exerce papel fundamental no desenvolvimento da criança e merece atenção especial dos professores que trabalham com Educação Infantil. Isso significa permitir que professores compreendam os direitos de aprendizagem propostos na BNCC, levando em conta as necessidades gerais e individuais das crianças, assim, todos terão uma aprendizagem mais dinâmica e prazerosa, criando um ambiente agradável para estimulação do raciocínio lógico, criatividade, imaginação, socialização, capacidade de estratégia, noção de tempo espaço, além de aspectos afetivos e emocionais.

  

OFICINA: O TRABALHO PEDAGÓGICO, CONFORME A BNCC                                                  

Prof.ª. Mestrando.  Jardilene  Gualberto

Mestranda em Educação (UFT) especialista em Gestão,

Orientação e Supervisão Escolar, especialista em Educação Infantil e Alfabetização, especialista Gestão Pública, Graduada em Pedagogia. Professora da Rede Municipal de Palmas, Técnica de Referência e Coordenadora de Elaboração e Implementação do Currículo do Território do Estado do Tocantins - Etapa Educação Infantil. 

Patricia Rodovalho

Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica, Supervisão e Orientação Educacional. Professora da rede municipal de Palmas, técnica de referência, supervisora de polo, pedagoga, Membro do GT (grupo de trabalho) – (Re)elaboração do Referencial Pedagógico de Palmas  e redatora do  Currículo do Território do Estado do Tocantins. 

RESUMO

A Oficina “O Trabalho Pedagógico Conforme a BNCC” propicia conhecimentos sobre a maneira de conduzir o trabalho da Educação Infantil na perspectiva da BNCC. Será abordado as alterações da Base, como: a forma de planejar, de elaborar e implementar projetos, de organizar os espaços, de observar a criança e de propor experiências e vivências.  Há um aprofundamento sobre o papel do gestor, supervisor, orientador, professores e demais profissionais que atuam nas Unidades que atendem a infância. A proposta contempla reflexões e atividades práticas que buscam o desenvolvimento integral da criança a partir de práticas intencionais dos processos de desenvolvimento e aprendizagem.

METODOLOGIA

A Oficina será realizada de forma expositiva, dialogada e prática. Durante a exposição da temática, terá momentos práticos, onde os educadores poderão refletir e aperfeiçoar o trabalho pedagógico desenvolvido nas suas Unidades Escolares. Ao final da Oficina terá disponível um tempo para dialogar com os participantes e tirar as eventuais dúvidas.

  

OFICINA: ROTINA, TEMPOS, ESPAÇOS E RELAÇÕES 

Prof.ª. Esp.  Fabrina Nogueira Rodrigues

Graduada em pedagogia com habilitação em orientação escolar, pos- graduada em psicopedagogia e supervisora escolar. 

RESUMO

Esta oficina pretende apresentar  sobre a importância dos   espaços, rotina, tempo e relações na educação infantil  e como podem ser  planejados de modo a proporcionar multiplicidade de experiências e contato com todas as linguagens, o tempo todo. serão apresentadas e vivenciadas propostas lúdicas de atividades, espaços e brincadeiras que conduzirão o processo de aprendizagem de forma significativa e prazerosa. 

METODOLOGIA

A Oficina Será Realizada De Forma Expositiva, Dialogada E Prática. Durante A Exposição Terão Momentos Práticos Onde Os Educadores Irão Identificar E Conhecer Espaços Relacionados A Temática.Explanação De Materiais Lúdicos Construção De Possibilidades De Intervenções E Socialização Das Produções.

 

OFICINA: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O CONVIVA 

Msc. Adaires Rodrigues de Sousa

Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins; Membro do subgrupo de estudos, pesquisa e extensão em educação municipal (EPeEM) e do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObsSPE), da Universidade Federal do Tocantins. 

Prof.ª. Esp.  Cleidiana Parente

Graduação Letras

Esp. Gestão Educacional e Metodologias do Ens. De Linguagens - Unitins - Eadcon - 2005

Esp. Educação, Pobreza e Desigualdade Social - UFT – 2017.

Membro Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Planos de Educacao - UFT

Experiencias: Prof de Educ. Básica, nas funções: docente EF e EM, Diretora Escolar, Coord. Pedagógica, Assessora Pedagógica e Formadora de Currículo: PCN/ Gestar/ PNAIC EF e Pnaic EI/ 2005/2018

AE Técnico PME 2014/2018

Redatora Currículo Probncc - EI 2018/2019 

RESUMO

A Oficina “Avaliação da educação infantil e o conviva: em busca de bons resultados” desenvolverá atividades práticas e teóricas pensando o processo de organização da oferta da educação infantil e a avaliação desta etapa na perspectiva da BNCC. Serão desenvolvidas atividades pensando a oferta, a demanda, os espaços, a organização das equipes, a formação dos professores, os materiais e a forma de registro das aprendizagens. Tem como foco questões da gestão, tanto de sala de aula como de escola e secretaria. 

METODOLOGIA

Com atividades teóricas e práticas, abordando o conteúdo em seus diversos contextos, por meio de apresentações em tela e atividades de grupo.

 

OFICINA: METODOLOGIA DE ALFABETIZAÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS 

Prof.ª. Esp.  Maria Raimunda Moura dos Santos Veronese

Graduada em Pedagogia e Letras; Pós-Graduada em Orientação Educacional e Gestão Escolar; Especialista em Avaliação em Língua Portuguesa, Tecnologias na Educação e Libras: Língua Brasileira de Sinais. 

RESUMO

Esta Oficina é dirigida para educadores que desejam desenvolver atividades diversificadas de forma lúdica e atrativa, com estudantes especiais:  Deficiência Intelectual; Deficiência Visual; Deficiência Múltipla Sensorial/Surdocegueira; Surdez/Deficiência Auditiva; Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. Permitindo aumentar cada vez mais o raciocínio e a sociabilização.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada na realização desta Oficina baseia-se nos Fundamentos Teóricos da Educação Inclusiva – Marcos Legais da Educação Inclusiva – como parte principal da temática em discussão. Serão abordados as temáticas citadas em forma de oficinas com sugestões de atividades e avaliações para cada deficiência apresentada.

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