19/01/2021 Undime TO
Professores e estudantes de licenciatura podem se inscrever em avamec.mec.gov.br
O curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) abriu 100 mil novas vagas, desde sexta-feira, 15. A capacitação, oferecida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Alfabetização (Sealf), é voltada aos estudantes de licenciatura e profissionais da educação que atuam na alfabetização de crianças.
Além das novas oportunidades, o curso passará de 160h para 180h. Para Benedito Aguiar, presidente da Capes, com esse acréscimo, “teremos a possibilidade de ampliar o conteúdo, contribuindo, de forma mais significativa para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da fase inicial da educação”.
Os 80 mil inscritos na primeira oferta começaram as aulas na segunda-feira, 11, no Ambiente Virtual do MEC (Avamec), onde também são feitas as inscrições. Vídeos, tarefas de estudo e materiais de leitura, elaborados de acordo com os princípios da gamificação e dos recursos abertos, compõem o material das classes.
Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do MEC e coordenador-geral do curso, lembra que “o objetivo dos conteúdos é preparar os professores para garantir que as crianças trilhem um percurso de sucesso na aprendizagem da leitura, por isso a capacitação envolve teoria e prática”.
O curso faz parte do programa Tempo de Aprender, uma iniciativa pensada para enfrentar as principais causas das deficiências da alfabetização no País. A capacitação é fruto da cooperação internacional entre a Capes, a Sealf, a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (UAB).
Fonte: Capes
https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/curso-abc-abre-mais-100-mil-vagas
Professores e estudantes de licenciatura podem se inscrever em avamec.mec.gov.br O curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) abriu 100 mil novas vagas, desde sexta-feira, 15. A capacitação, oferecida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Alfabetização (Sealf), é voltada aos estudantes de licenciatura e profissionais da educação que atuam na alfabetização de crianças. Além das novas oportunidades, o curso passará de 160h para 180h. Para Benedito Aguiar, presidente da Capes, com esse acréscimo, “teremos a possibilidade de ampliar o conteúdo, contribuindo, de forma mais significativa para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da fase inicial da educação”. Os 80 mil inscritos na primeira oferta começaram as aulas na segunda-feira, 11, no Ambiente Virtual do MEC (Avamec), onde também são feitas as inscrições. Vídeos, tarefas de estudo e materiais de leitura, elaborados de acordo com os princípios da gamificação e dos recursos abertos, compõem o material das classes. Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do MEC e coordenador-geral do curso, lembra que “o objetivo dos conteúdos é preparar os professores para garantir que as crianças trilhem um percurso de sucesso na aprendizagem da leitura, por isso a capacitação envolve teoria e prática”. O curso faz parte do programa Tempo de Aprender, uma iniciativa pensada para enfrentar as principais causas das deficiências da alfabetização no País. A capacitação é fruto da cooperação internacional entre a Capes, a Sealf, a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (UAB). Fonte: Capes https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/curso-abc-abre-mais-100-mil-vagas