Você está aqui: Página Inicial > Fique Atento > 73% das secretarias de educação aderem ao Tempo de Aprender

Todas as notícias Categorias

28/10/2020 Undime TO

73% das secretarias de educação aderem ao Tempo de Aprender

Estados e municípios que ainda não aderiram ao programa podem se inscrever somente até esta sexta-feira (30)

O programa Tempo de Aprender, do Ministério da Educação (MEC), tem despertado o interesse de milhares de secretarias de educação desde que foi lançado, em fevereiro deste ano. Até o momento, 4.095 secretarias municipais, estaduais e a distrital aderiram ao programa, o que corresponde a 73% do total (o Brasil tem 5.570 municípios, 26 estados e o Distrito Federal – uma soma que resulta em 5.597 secretarias). Isso significa que, praticamente ¾ do país querem aplicar o programa de alfabetização em suas regiões.

“O Tempo de Aprender foi elaborado a várias mãos, por meio de um grupo de trabalho que contou com a participação da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e do Ministério da Educação [leia a nota de apoio das 3 instituições]. O objetivo é enfrentar as deficiências da alfabetização no Brasil e conta com ações estruturadas em quatro eixos: formação continuada de profissionais da alfabetização; apoio pedagógico para a alfabetização; aprimoramento das avaliações da alfabetização; e a valorização dos profissionais da alfabetização”, explica o secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim.

A presidente Nacional do Consed, Cecilia Motta, destaca que a alfabetização tem que ser olhada com carinho por todos os entes da federação: “União, estados e municípios deverão, numa maneira conjunta, cuidar da criança no tempo certo de alfabetizar. Então, conclamo todos os secretários de estado para que façam a adesão [ao Tempo de Aprender], para que tenhamos as crianças alfabetizadas no tempo certo e na hora certa. Conto com todos os secretários de estado”.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, lembra que os municípios podem aderir ao programa mesmo que o estado ao qual ele pertence ainda não tenha realizado a adesão: “o município pode fazer a sua adesão e será importante para que a gente faça um grande esforço no sentido de melhorar, cada vez mais, a aprendizagem e a alfabetização dos nossos alunos”.

Acesse http://alfabetizacao.mec.gov.br/ 

Adesão na reta final

O prazo de adesão ao Tempo de Aprender se estendeu ao longo dos meses de 2020 e será encerrado nesta sexta-feira, dia 30 de outubro. Os gestores das redes de educação que tiverem interesse em realizar a inscrição precisam regularizar seus dados cadastrais, acessar a página do Tempo de Aprender, e preencher o formulário de adesão ao programa.

As secretarias estaduais (e a distrital) que já aderiram, se somadas, já são 18 e dos seguintes estados: Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Entre as secretarias municipais, 19 são das seguintes capitais: Aracaju, Belo Horizonte, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, Teresina e Vitória.

 Assista ao vídeo:

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/73-das-secretarias-de-educacao-aderem-ao-tempo-de-aprender 


Parceria institucional